O presente trabalho visou avaliar o desenvolvimento da cultura da mandioca, cultivar Jaibára e comparar as variáveis de crescimento com diferentes cultivares de mandioca já apresentado na literatura para assim proporcionar as melhores informações para os produtores dos municípios da região de Carajás- PA. As avaliações foram realizadas em novembro de 2019, na região de Carajás-PA mais precisamente na zona rural do município de Parauapebas-PA. Onde foram selecionadas aleatoriamente sessenta plantas para amostragem. As análises descritivas das características biométricas foram realizadas através dos valores de média, mínimo, máximo, coeficiente de variação, assimetria, curtose e avaliação de normalidade pelo teste de Kolmogorov-SmirnovSurfer. O crescimento em altura das plantas se apresentou conforme o descrito na literatura. O número de folhas apresenta uma alteração que pode ser percebido pela análise estatística descritiva que pode ter sido ocasionada por fatores bióticos como chuva, clima e temperatura, ou fatores abióticos como o manejo incorreto, erro de adubação ou outros. As variáveis diâmetro do colmo, massa das raízes, massa dos caules e número de ramificações apresentaram-se coerentes associados a um desvio padrão desejado, enaltecendo um plantio uniforme dentro dessas variáveis. A produção de massa de raízes e caule por mais que se apresente uniforme, não apresentou números expressivos tornando assim a cultivar recomendável para aqueles produtores que procuram como objetivo final raízes grandes para o mercado in natura.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: