A eficiência reprodutiva influencia a produtividade dos animais, sendo os índices reprodutivos importantes informações para a gestão do rebanho. As falhas reprodutivas são responsáveis pela maioria dos descartes involuntários das vacas leiteiras. Diante do exposto, objetivou-se com esse trabalho analisar os fatores que podem comprometer a taxa de concepção de vacas leiteiras. A pesquisa foi conduzida em uma fazenda localizada no município de Paragominas, localizado na Mesorregião do Sudeste Paraense. O clima da região da propriedade é caracterizado como clima do tipo quente e úmido com temperatura média anual de 26 °C e a umidade relativa do ar média igual a 81 % e com um período mais chuvoso que compreende dezembro a maio e outro mais seco entre junho e novembro, enquadrando-se no tipo climático Awi segundo a classificação de Köppen com precipitação pluviométrica média anual é 1742,9 mm. Foram utilizadas 300 fêmeas bovinas da raça Girolando (25 novilhas e 275 vacas) inseminadas artificialmente em tempo fixo (IATF) para avaliação da interferência dos fatores: inseminador (n=4), touro (n=4), ordem de parto e escore de condição corporal (ECC, escala de 1 a 5) na taxa de concepção. Para a análise descritiva foram utilizados dados registrados no software Ideagri® durante o período de janeiro a dezembro de 2019. Houve diferença estatística na taxa de concepção entre as diferentes épocas do ano com maior índice no mês de abril (26,56%, 34/128) e o menor no mês de dezembro (5,65%, 10/177). Quando avaliada a ordem de parto (0,1 e 2 partos), observou-se novilhas tiveram maior taxa de concepção (67,71%) em contrapartida vacas com 2 partos tiveram menor eficiência (26,18%). Em relação ao escore corporal, animais com pontuação 3 (37,14%) foram superiores aquelas com ECC 2,5 (28,85%). Em novilhas, o touro “B” (77,8%) teve resultado inferior aos demais (A, C e D), já em vacas, a menor eficiência foi observada com sêmen do touro “A” (10,53%) e a melhor com touro “B” (33,71%). A taxa de concepção também foi influenciada pelo fator inseminador, onde os inseminadores “A”, “B”, “C” e “D” tiveram eficiência de 12,5%, 92,3%, 26,6% e 100% respectivamente para novilhas e 15,4%, 43,8%, 36,4% e 12,5% para vacas. Diante das condições do experimento, conclui-se que os fatores touro, inseminador, ordem de parto, escore corporal e época do ano influenciam a taxa de concepção de fêmeas bovinas leiteiras. A melhor eficiência correspondeu ao período com maior concentração pluviométrica da região, evidenciando o inverno amazônico.
Link do vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=OAhDOQjbRMs&feature=youtu.be
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: