A mineração gera grandes impactos, por isso o monitoramento da fertilidade do solo contribui na avaliação processo de recuperação de áreas degradadas (RAD). O objetivo deste trabalho foi avaliar a evolução dos atributos químicos do solo a partir dos dados de monitoramento contínuo de diferentes sistemas de recuperação de área degradada (RAD) após mineração de bauxita em Paragominas-Pará. O estudo foi realizado em Paragominas – PA, em área que está sob RAD após a extração de bauxita e consistiu na avaliação dos sistemas de plantio de mudas (PL09); regeneração natural (RN09); regeneração natural (RN15); nucleação (N15); plantio de mudas (PL15). A avaliação do PL09, RN09 foi de 2013 a 2018 enquanto que RN15, N15, PL15 se deu de 2017 a 2018. Em cada uma das áreas foram instaladas parcelas permanentes (20 x 50m - 1.000m²), dentro das quais foram coletadas cinco amostras simples para formação de uma amostra composta, em três profundidades (0-10, 10-20 e 20-40 cm). Os atributos químicos do solo considerados foram pH em água, matéria orgânica (MO), fósforo (P), alumínio trocável (Al+3), soma por bases (SB), capacidade de troca de cátions (CTC), saturação de bases (V%), saturação por alumínio (m%), os quais foram analisados no Laboratório de Solos da Universidade Federal Rural da Amazônia. Todos os dados foram submetidos à ANOVA e teste de Tukey. O PL09 apresentou variação entre os anos estudados, de forma que nos dois primeiros anos a M.O, pH, CTC apresentaram valores elevados, provavelmente devido os tratos silviculturais atrelados ao sistema de plantio. Já o PL15 pH, P, SB, T e V% foram significativamente mais elevados no primeiro ano quando comparados ao ano seguinte. No RN09 e RN15 não se notou diferenças estatísticas expressivas entre os anos de avaliação. No sistema N15, diferenças significativas foram observadas apenas para M.O, entre o primeiro e último de avaliação (10,29 g kg-¹ e 17,42 g kg-¹). O sistema de plantio de mudas na RAD é uma alternativa para manutenção inicial da fertilidade do solo. As áreas sob RAD mais recentes estão sob condições equivalentes às mais antigas, demonstrando evolução nas práticas de reconformação e preparo inicial do solo.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: