Na rotina médica veterinária de cães e gatos, é comum a incidência de doenças que atingem o trato reprodutivo desses animais, encontrando-se como objeto de estudo de diversos pesquisadores. Apesar de ser relevante a interferência de fatores fisiopatológicos como o crescimento descontrolado de células, a desregulação hormonal na manifestação de patologias no trato reprodutor de animais domésticos, há poucos estudos correlacionando a atuação de fatores intrínsecos aos animais (a exemplo da raça e idade) a manifestação dessas doenças. Nesse sentido, realizou-se um estudo retrospectivo a fim de quantificar dados envolvendo as doenças reprodutivas mais comuns na rotina médico-veterinária, entre as quais neoplasia mamária, piometra e o tumor venéreo transmissível (TVT). O presente estudo retrospectivo foi realizado com o auxílio de informações coletadas dos prontuários oriundos do Hospital Veterinário Mário Dias Teixeira da Universidade Federal Rural da Amazônia (HOVET-UFRA) localizado na região metropolitana de Belém/PA, no período de 01 de setembro de 2018 a 15 de janeiro de 2019. Foram analisados 277 prontuários nos quais retirou-se informações como espécie, raça, sexo, idade, diagnóstico definitivo. A classificação de idade foi feita com base na Revista Científica de Medicina Veterinária a qual classifica os animais jovens até 3 anos de idade, adultos de 4 a 7 anos e idosos acima de 8 anos. O conjunto de dados utilizados no decorrer do estudo foram organizados por meio de gráficos e quadros com o auxílio do software Microsoft Office Excel procedendo a posterior análise dos mesmos. Considerando que não houve uma pré-seleção de prontuários, houve alguns dados relevantes não encontrados nos mesmos: 12 prontuários sem idade e 4 sem raça. Durante o período de estudo foi identificado 227 casos, sendo a neoplasia mamária a enfermidade mais recorrente tanto na espécie canina (66,49%) quanto na felina (60,60%), seguido de piometra (22,16% para caninos e 39,39% para felinos) e o TVT o qual acometeu somente cães (11,3%). A neoplasia mamária acometeu principalmente animais da espécie canina, SRD (sem raça definida) (63%), idosos com idade acima de 8 anos e fêmeas (75,1%). A piometra atingiu com maior prevalência animais também da espécie canina SRD, fêmea (100%) e adultos (44,1%). Em relação ao TVT não foi encontrado nenhum caso envolvendo a espécie felina, somente a espécie canina, SRD (61,3%), fêmeas (66,18%) e adultos (68,1%). Os resultados encontrados neste trabalho corroboram com os resultados encontrados em outros estudos retrospectivos. No presente estudo retrospectivo, foi observado que fêmeas foram mais acometidas pelas doenças estudadas, já em relação a idade cada patologia demonstrou uma faixa etária mais predisposta, apesar de não haver uma predisposição racial, a raça mais encontrada nos prontuários foi a SRD, seguida pela raça Poodle.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: