RELATO DE EXPERIÊNCIA NA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA POR MEIO DO CURSO DE LICENCIATURA EM COMPUTAÇÃO NA UFRA

  • Autor
  • jaqueline do nascimento brito
  • Co-autores
  • Natália Beatriz da Silva Pompeu , Enio Henrique Pinto Imbeloni , Aleksandra do socorro da silva , LUCINEIDE SOARES DO NASCIMENTO
  • Resumo
  • O Programa de Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de
    Nível Superior (CAPES) tem como foco promover a imersão dos discentes de licenciatura em atividades
    de sala de aula (produção de Plano de Aula, elaboração de atividades avaliativas e entre outras), ou seja,
    os alunos poderão aperfeiçoar os conhecimentos teóricos aprendidos por meio das Instituições de Ensino
    Superior (IES) e colocar em prática na sala de aula durante a Residência Pedagógica. Dessa forma, a
    Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) participa do programa e os alunos de Licenciatura em
    Computação tem a oportunidade de vivenciar e aprender a realidade de sala de aula em escolas
    conveniadas ao programa por meio da Secretaria de Educação do Estado do Pará (SEDUC), visto que
    essa experiência do Residente Pedagógico também contribui para o Estágio Supervisionado Obrigatório
    (ESO) e suas experiências como futuro docente do Ensino (Básico e/ou Superior). Assim, como Relato de
    Experiência os alunos de Licenciatura em Computação/UFRA/Belém estiveram em um núcleo
    acompanhando a professora da disciplina de Química com as seguintes práticas pedagógicas: produção e
    elaboração de Plano de Aula sobre a Disciplina de Química; produção QUIZ (sobre as reações químicas e
    suas curiosidades); elaboração de palestras com temáticas direcionando a integração da computação com
    áreas (da química e da administração), visto que oportunizou o aperfeiçoamento dos alunos da escola de
    forma interdisciplinar e prática. Logo, todas as abordagens foram realizadas com base nas teorias de Jean
    Piaget com sua visão construtivista, em que o aluno deve ser o ponto central da aprendizagem, ou seja, o
    professor será um norteador para que o discente do nível médio possa alcançar a aprendizagem nas
    atividades teóricas e práticas da disciplina de Química na Escola Estadual de Ensino Médio Deodoro de
    Mendonça. Nesse contexto, os “alunos Residentes” realizaram atividades: síncronas (acompanhamento
    remoto das aula com os professores preceptores da SEDUC/PA, participação ativa durante a execução da
    aula apresentando conteúdos sobre Tecnologia da Informação e Química de forma interdisciplinar,
    elaboração de relatórios sobre as avaliações e participações dos alunos), treinamentos com a Coordenação
    da Residência Pedagógica da UFRA sobre teóricos da educação e atividades pedagógicas ; e assíncronas
    (elaboração de QUIZ para promover a curiosidade e a discussão durante as aulas, produção de apostilas
    sobre “Redes de Computadores, uso de editores de texto e de cálculo” para compartilhar via remota para
    as aulas; elaboração de palestras com temáticas direcionando a integração da computação com as diversas
    áreas da ciência, visto que os alunos da escola puderam aperfeiçoar os conhecimentos de forma
    interdisciplinar e prática; Logo, o Relato de Experiência poderá contribuir com alunos da UFRA ou de
    outras (IES) que possuam discentes como Residentes Pedagógicos contribuindo com as Práticas em
    Escolas Públicas/Privadas. Por fim, com a visão construtivista de Piaget os discentes de computação da
    UFRA puderam contribuir com a educação básica no Estado do Pará e também aprender praticando e
    inovando em sala de aula regular com o acompanhamento do Coordenador Institucional, do Docente
    Orientador e do Perceptor da Escola conveniada, já que esses profissionais possuem notório saber na
    Educação Básica de nosso Estado do Pará.

    PALAVRAS-CHAVE: Residentes de Licenciatura em Computação, Experiências
    Práticas de Sala de Aula e Visão Construtivista de Piaget.

     

  • Palavras-chave
  • Residentes de Licenciatura em Computação, Experiências Práticas de Sala de Aula e Visão Construtivista de Piaget
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

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dpi.proped@gmail.com

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