A batata-doce var. Beauregard é uma planta biofortificada com alta capacidade produtiva, de origem norte-americana, polpa alaranjada e rica em carotenoides provitamina A. Buscou-se com o presente trabalho avaliar a produtividade dessa variedade (Ipomoea batatas. L, var. Beauregard) sob diferentes formas de adubação e tempos de colheita. Produtividades máximas obtidas no Brasil com as variedades mais conhecidas são de 10 a 11 ton.ha-1 . Com adubação mineral, aplicada conforme recomendação para a cultura, nas condições edafoclimáticas da região de Parauapebas a batata doce var. Beauregard, biofortificada, apresentou os melhores resultados em relação à quantidade de tubérculos produzidos por planta e à produtividade. A produtividade média, com adubação mineral, aos 120 e 150 DAP, foi superior às médias obtidas no país. A adubação orgânica precisa de ajustes para a cultura nesta região.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: