PARÂMETROS MORFOLÓGICOS FETAIS DO DESENVOLVIMENTO UROGENITAL E DA DIFERENCIAÇÃO SEXUAL EM MACHOS DA ESPÉCIE Dasyprocta fuliginosa (Wagler, 1832)

  • Autor
  • Elisa Carla Barra Freire
  • Co-autores
  • Elane Guerreiro Giese , Frederico Ozanan Barros Monteiro , Érika Branco , Ana Rita de Lima
  • Resumo
  • A cutia preta (D. fuliginosa) é um roedor de pequeno porte encontrado por toda a América Neotropical. Apesar da exploração comercial, de subsistência e da importância ecológica como dispersora de sementes, possui raros estudos acerca da própria morfologia. Caracterizou-se o aparelho urogenital fetal dos machos, correlacionando-o com as respectivas fases de desenvolvimento. Foram utilizados treze fetos de D. fuliginosa, entre 53 e 104 dias, obtidos a partir da coleta de espécimes adultos de vida livre, na Amazônia peruana, em parceria com programa de manejo participativo da fauna. Os fetos foram fixados e dissecados para exposição dos órgãos urogenitais, sendo estes fotografados, obtendo-se também as mensurações renais. Amostras também foram removidas para análise histológica. O aparelho reprodutor possui um par de testículos, vias espermáticas, epidídimos, pênis e prepúcio, os quais compõem a região perineal junto ao ânus. Os rins definem-se como órgãos unilobados lisos a partir do 75º dia, relacionando-se caudalmente com os testículos encontrados em topografia abdominal entre 53 e 70 dias. A composição glomerular mais cortical é dismórfica, capilares glomerulares pouco desenvolvidos e indiferenciados. Essa composição transmuta em torno do 82º dia dos fetos. Os ureteres se inserem na face dorsolateral da vesícula urinária, dorsalmente às alças dos ductos deferentes, após descida testicular para região inguinal, entre 76 a 104 dias. A vesícula urinária, na cavidade pélvica, delimita-se lateralmente pelos testículos nos fetos cuja idade gestacional é superior a 76 dias; o parênquima apresenta numerosos túbulos seminíferos compostos por células do epitélio germinativo e por septos de tecido conjuntivo frouxo centrípetos, formando o mediastino testicular, já visível em fetos com cerca de 60 dias. O pênis é do tipo fibrocavernoso, possui uma flexura em “U” que o direciona caudalmente para a região do óstio prepucial e, no corpo peniano, há pequenas espículas no sentido da glande. Detêm estruturas cavernosas constituídas por tecido erétil e aureolas calibrosas, revestidas por tecido conjuntivo denso. O osso peniano, em processo de ossificação endocondral, é mais desenvolvido em idade gestacional superior a 76 dias. As cutias têm na pesquisa o desdobramento necessário à sua conservação, sendo o esclarecimento das características anatômicas possibilitadas pelo presente trabalho indispensáveis à manutenção reprodutiva da espécie em cativeiro e em vida livre.

  • Palavras-chave
  • cutia, desenvolvimento fetal, morfologia
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br