NÍVEIS DE SUCEDÃNEO NO LEITE DE BEZERROS SUPLEMENTADOS COM VOLUMOSO

  • Autor
  • Suellen Vitoria Costa da Silva
  • Co-autores
  • Bruna Martins Dias , Lucas Gabriel Pereira Porto , Jadiel Vieira Cordeiro , Michele da Silva Conceição , Letícia de Abreu Faria
  • Resumo
  •  

    A produção leiteira no Brasil tem aumentado em resposta ao crescimento populacional. A produção de leite está diretamente ligada à produção de bezerros, cuja precocidade gera maior valor agregado ao produto final, nesse sentido o manejo nutricional inicial desses animais pode apresentar grandes impactos no seu desempenho. A dieta a base de leite nas primeiras fases de vida é um fator de custo preocupante para a produção leiteira, assim, além do estímulo à alimentação sólida, pode-se também fazer uso de sucedâneos, que consistem em substituir o uso do leite apresentando as mesmas propriedades. O experimento foi realizado na Fazenda Diana em Paragominas-PA por 75 dias com bezerros da raça girolanda mantidos em aleitamento artificial em bezerreiro. O objetivo foi avaliar duas dietas formuladas para bezerros com variação no fornecimento de sucedâneo e com e sem silagem de sorgo no desempenho inicial e ingestão de alimentos de bezerros da raça girolando.  O delineamento experimental foi em blocos casualizados 2x2 para avaliar o fator sucedâneo, com dois programas de fornecimento do sucedâneo junto ao leite integral, com fornecimento decrescente (padrão fazenda) e constante ao longo do tempo e oferta ou não de silagem de sorgo. O leite foi fornecido conforme os padrões da propriedade com 6, 4 e 2 L/dia nos períodos de 1 aos 45, 45 a 60 e 60 a 75 dias de vida do bezerro. A alimentação sólida com concentrado foi disponibilizada a todos os animais. O fornecimento padrão de sucedâneo consistiu em fornecer doses decrescentes de 240, 160 e 80 g respectivamente para cada período de aleitamento, enquanto tratamento alternativo considerou o fornecimento constante de 160 g/dia. O consumo voluntário de matéria seca de concentrado e silagem foram avaliados. O desempenho produtivo dos bezerros foi avaliado por meio do ganho de peso diário (GMD) e medidas corporais de altura da cernelha e comprimento do corpo. O GMD e o consumo de concentrado não diferiram entre os tratamentos (p>0,05). O tratamento com sucedâneo padrão fazenda com doses decrescentes resultou em maior taxa de crescimento (p=0,0263) em comprimento (0,0042 x 0,0038 cm/dia) e menor de altura de cernelha (0,0028 x 0,0032 cm/dia) (p=0,0016). O tratamento com oferta de silagem promoveu maior consumo de matéria seca em alimentos sólidos (p<0,001) com 204,01 g/dia comparado ao tratamento sem a oferta do volumoso (144,75 g/dia). 

     

  • Palavras-chave
  • aleitamento; volumoso; silagem.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br