O livro didático acompanhou o desenvolvimento do processo de escolarização do Brasil, com as realidades que a democratização do ensino produziu, a apropriação desses conhecimentos científicos passara a ser veiculada pelos livros didáticos, assumindo um papel importante no desenvolvimento do processo de ensino/aprendizagem. Implicando assim na necessidade quanto a escolha de uma abordagem metodológica coerente com a proposta de ensino. Este trabalho teve como objetivo conhecer o acervo bibliográfico disponibilizado aos alunos pela Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA em suas bibliotecas, além disso buscou-se conhecer a contextualização para ensino de química orgânica levando em consideração às ciências agrárias. Sobre o levantamento bibliográfico de química orgânica nas bibliotecas de forma geral na instituição UFRA, foi utilizado o Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA) para se ter uma visão mais geral dos livros disponibilizados aos alunos. A pesquisa foi realizada no acervo; busca simples, campo título, foi usado as palavras (Química Orgânica). Para a contextualização do ensino de química orgânica para ciências agrárias buscou-se pesquisar em revistas cientificas temas relacionados a área. Os resultados do levantamento bibliográfico nas bibliotecas pelo SIGAA mostraram que alguns campus mantém atualizados seus acervos, outros não. com relação a química orgânica que é uma área de plena atualização. Os campus que se destacam neste sentido são: Capanema com 69 exemplares de 8 autores diferentes; Belém com 78 exemplares de 9 autores e Capitão Poço com 115 exemplares de 15 autores. Capanema e Capitão Poço também se destacam com obras de edições do ano de 2017. Os campus com o menor acervo foram: Parauapebas com 26 exemplares de 3 autores; Paragominas com 7 exemplares de 2 autores e Tomé-açu com 2 exemplares e 1 autor. Com a análise da disponibilidade desses materiais, foi comprovada que alguns campus estão desatualizados como o caso do campus de Parauapebas – PA. Sobre a pesquisa de contextualização para ensino de química orgânica em ciências agrárias, temas como feromônios e plantas medicinais foram bem retratados, a partir desses temas é possível desenvolver aprendizagens relacionadas a conteúdos como: átomo de carbono, grupos funcionais, funções orgânicas, cadeias carbônicas, radicais orgânicos, nomenclatura, solubilidade dos compostos orgânicos, entre outros. A pesquisas feitas nesse trabalho mostrou que existe uma diferença na disponibilidade de livros de química orgânica de campus para campus na UFRA, e busca por contextualização para ensino de química orgânica em ciências agrárias deixa claro que é uma área de grande subsídio para ensino de química orgânica, evidencias que nos deixa muito confiante para futuramente transformar essas pesquisas em um livro química orgânica
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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