CARACTERIZAÇÃO DA FERTILIDADE DO SOLO EM COMUNIDADES DE BARCARENA, PARÁ

  • Autor
  • henrique caetano alencar
  • Co-autores
  • Gilson Sergio Bastos de Matos , Diego Fabrício Santa Rosa Cardoso , Vitória Malcher Nogueira Lima , Marcos André Piedade Gama
  • Resumo
  •  

    A fertilidade do solo pode ser utilizada como critério importante no planejamento de desenvolvimento rural em diferentes localidades. Este trabalho objetivou caracterizar e agrupar as comunidades do município de Barcarena-PA por similaridade dos atributos químicos do solo, possibilitando melhores estratégias de manejo da fertilidade do solo da região. Para este propósito, no período entre agosto de 2018 e março de 2019, utilizou-se trado do tipo Holandês para a coleta de 20 amostras simples na camada 0-20 cm de profundidade, para a formação de uma composta, totalizando 301 amostras compostas, em dez comunidades do município: Acuí, Arienga, Bom Futuro, Burajuba, Cafezal, Cruzeiro, Ilha Trambioca, Pedral, Sítio São João e Vila Nova. A partir dos resultados das análises químicas das amostras, segundo metodologia da EMBRAPA (2010), foi realizada a análise de componentes principais (ACP) e, em seguida, a classificação hierárquica (CH), utilizando-se como variáveis: matéria orgânica (MO); P; pH; K; Al; acidez potencial (H+Al); soma de bases (SB); Capacidade de Troca de Cátions efetiva (t); saturação por bases (V%); saturação por alumínio (m%); e Fe. Além disso, os dados foram submetidos aos testes de normalidade de Shapiro-Wilks e Kruskal-Wallis, e as médias comparadas pelo teste SNK. A partir da PCA, observou-se que 90,00% da variância total dos dados foi explicada pelos componentes principais 1 (CP 1) e 2 (CP 2). Pela CH, foram obtidos quatro grupos: grupo 1 (Burajuba, Cafezal e Acuí), grupo 2 (Cruzeiro e Arienga), grupo 3 (Bom Futuro e Vila Nova) e grupo 4 (Sítio São João e Ilha Trambioca), os quais diferenciaram-se significativamente para a maioria dos atributos químicos do solo. Os valores dos autovetores gerados pela PCA indicam que Al, H+Al e m% foram as variáveis com maior peso no CP1. Já no CP2, a MO e t foram as mais expressivas. No grupo 3, observou-se correlação positiva para pH, V%, K, P e SB, e negativa para Al, H+Al e m%. Infere-se que as comunidades desse grupo têm solos menos ácidos e com maiores teores de nutrientes. No grupo 4, ocorreram baixos valores para pH, P, K e V%. O Fe foi o único atributo considerável para distinguir o grupo 2, composto por comunidades predominantemente agrícolas. O grupo 1 não apresentou correlação significativa com nenhum dos parâmetros estudados, indicando valores medianos dos atributos. Portanto, as comunidades do grupo 3 são as que apresentam melhores condições de fertilidade do solo, enquanto que as dos grupos 4, 2 e 1 demandam melhores práticas de manejo da fertilidade do solo, especialmente a correção da acidez e adubações.

     

  • Palavras-chave
  • Desenvolvimento rural, atributos químicos do solo, áreas periurbanas.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br