DISCURSO, IMAGEM E HUMOR: A CONSTRUÇÃO HUMORÍSTICA DE MARCELO ADNET A PARTIR DA FUSÃO DE GÊNEROS DO DISCURSO

  • Autor
  • Hanna Michelly Costa Ribeiro
  • Co-autores
  • Higor Pereira de Brito , Thais Setubal de Sena , Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino
  • Resumo
  • O presente trabalho tem como objetivo analisar a construção humorística de Marcelo Adnet em uma série de vídeos publicados na plataforma de compartilhamento de vídeo (Youtube), em que o humorista narra momentos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da COVID imitando a narração de uma partida de futebol. Como referencial teórico toma-se como base os estudos de Mikhail Bakhtin (2010) a respeito dos gêneros do discurso, partindo da proposição deste em que ele afirma que o uso da língua é feito por meio de enunciados concretos. Para análise, adota-se como corpus da pesquisa dois recortes específicos em forma de vídeos publicados na plataforma Youtube em que, no primeiro é narrado o depoimento de Eduardo Pazuello (3'25'') e outro em que é narrado o depoimento de Ernesto Araújo (3'17''). A partir desse corpus, os procedimentos metodológicos orientam-se por apresentar a contraposição entre essas duas formas de enunciados, caracterizando uma como formal, própria pelo gênero inquérito estabelecido na CPI, e outra mais informal, como a narração de partida de futebol. A fusão dos gêneros realizada por Adnet provoca o efeito de humor desejado, realizando uma verdadeira subversão de ambos os gêneros ao transpor seus limites próprios que os regem e os caracterizam enquanto gêneros do discurso. Como resultado dessa pesquisa, a partir das análises empreendidas no corpus em questão, tem-se a fusão de dois gêneros discursivos completamente diferentes, com suas funcionalidades e seu funcionamento próprio que provocam um efeito de sentido humorístico.

  • Palavras-chave
  • humor, gêneros do discurso, enunciado
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LINGUÍSTICA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br