AVALIAÇÃO MICROBIOLÓGICA DA ÁGUA DOS SISTEMAS DE CAPTAÇÃO DA ÁGUA DA CHUVA IMPLANTADOS NA ILHA DAS ONÇAS, BARCARENA- PARÁ- BRASIL

  • Autor
  • Ranielly Souza Monteiro da Silva
  • Co-autores
  • Yuri Antônio da Silva Rocha , Danúbia Leão de Freitas , Vania Neu
  • Resumo
  •  

     

    O acesso a água potável ainda é incipiente na Amazônia, sobretudo em comunidades rurais. O Sistema de Captação de Água da Chuva (SCAC) é uma tecnologia social adaptada para regiões que carecem de água potável. Em 2020, o sistema passou por uma modificação, com a incorporação de um elemento filtrante composto por uma parede microporosa, nanopartículas de prata coloidal e carvão ativado com o objetivo de eliminar completamente contaminantes biológicos. Neste sentido, este trabalho monitorou e comparou a qualidade microbiológica da água de diferentes pontos de amostragem de sete sistemas localizados na Ilha das Onças (Barcarena- PA), no período de 2019 a 2020. As amostras de água da chuva foram coletadas em três pontos dos SCAC: nas caixas d’água que passam apenas por filtração simples – de sólidos grosseiros; nas torneiras acopladas com filtro de carvão ativado e nos filtros de barro equipados com vela de prata coloidal. Para a determinação de coliformes totais e Escherichia coli (E. coli) a metodologia empregada foi o COLIPAPER. Em campo, as amostras foram coletadas e armazenadas em caixa térmica com gelo. Após coleta, as amostras foram incubadas em uma estufa B.O.D SL – 200/364 a 36 °C, durante 15 horas, no Laboratório de Hidrobiogeoquímica. Das amostras de água coletadas das caixas d’água, 85% apresentaram coliformes totais. Dessas, 45% tiveram presença de E. coli. Quanto às amostras de água coletada das torneiras, 85% tiveram a presença de coliformes totais e em 56,5% destas, foi constatada a ocorrência de E. coli. Já em relação aos filtros de barro, apenas 12,5% das amostras apresentaram coliformes totais, e 100% das amostras se mostraram livres de contaminação por E. coli. Vale destacar que a contaminação da água por coliformes totais após passar pelo filtro corresponde as amostras coletadas na mesma residência, em diferentes meses, no qual os moradores informaram que utilizavam o filtro para filtrar água do rio e a distribuída pela prefeitura de Barcarena. As residências que utilizaram o filtro apenas para filtrar água de chuva, apresentaram em todas as coletas, ausência de coliformes totais e E. coli, estando em conformidade com a portaria nº 888, de 4 de maio de 2021, para sistemas ou soluções alternativas coletivas.  A partir dos dados de campos e dos resultados obtidos, pode-se concluir que os sistemas que apresentaram melhores condições de higiene são necessariamente aqueles que apresentam os melhores padrões de potabilidade. Além disso, a comparação com os valores permitidos pela Portaria ratifica o poder de desinfecção da vela de prata coloidal utilizada e corrobora com a validação da escolha do filtro de barro como solução viável para fornecimento de água livre de contaminação biológica.

  • Palavras-chave
  • Amazônia; qualidade da água; comunidades ribeirinhas.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • CIÊNCIAS AMBIENTAIS
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br