O uso de tecnologias e sua difusão na produção de ruminantes tem se tornado cada vez mais importante para o aumento da produtividade de forma sustentável. O objetivo desse trabalho foi difundir através de palestras on-line, conhecimento técnico-cientifico focado na produção de ruminantes de forma sustentável na Amazônia, gerados pela universidade. A metodologia foi feita com a realização de eventos on-line, por conta do período pandêmico, através do canal do GERFAM (Grupo de Estudos em Ruminantes e Forragicultura da Amazônia) tento como público alvo: alunos, docentes, técnicos e produtores da área de agrárias, com palestrantes convidados de instituições renomadas do país, assim como profissionais da iniciativa privada e egressos da universidade, gerando discussões sobre as tecnologias mais recentes que ajudam na melhoria do sistema de produção animal. A ideia foi criar essa integração entre academia, empresas privadas e o produtor rural, que de certa forma foi obtida com os dados que obtivemos do canal do YouTube no primeiro semestre de 2021. Com a realização de quatro ‘’lives’’ até o momento, já obtivemos mais de 1300 visualizações, onde a palestra mais assistida foi ‘’Aplicação da Genômica na Produção de Ruminantes’’ com 494 visualizações, e cerca de 58,6 % das visualizações dos últimos vídeos do canal são de espectadores do sexo feminino. O canal já conta com mil inscritos, tempo de exibição de mais de 495 horas e mais de 7 mil impressões (Quantas vezes as miniaturas foram exibidas aos espectadores no YouTube por meio de impressões registradas) nos últimos videos. Dessa forma observou-se a integração de pessoas de várias instituições do país, gerando debates frente aos temas propostos em cada ‘’live’’ realizada.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: