Existem muitas disparidades constatadas no Brasil, dentre elas a distribuição de renda e de terras, os índices educacionais, de saúde, entre muitos outros, que não são pontuais, mas decorrentes de um encadeamento de ações que vem ocorrendo desde o surgimento do Brasil. Nesta pesquisa objetivou-se analisar a estrutura fundiária no Brasil e na Amazônia brasileira, suas origens, dados territoriais e implicações sobre os recursos florestais, bem como avaliar o conhecimento qualitativo da população a respeito do assunto. Assim, para alcançar os objetivos propostos, utilizamos metodologia de natureza qualitativa bibliográfica e documental a fim de caracterizar um quadro analítico da forma de constituição da nossa estrutura fundiária e reflexos disso sobre os recursos florestais, nos dias atuais, uma vez que é preciso levar em consideração a perspectiva histórica e sociológica da questão agrária no Brasil. Para avaliar a percepção de uma parcela da sociedade em relação a estrutura fundiária brasileira, e visando contribuir no aumento do conhecimento a respeito do tema, um questionário de aspecto qualitativo foi formulado e aplicado. Essa pesquisa foi desenvolvida na mesorregião sudeste do estado do Pará durante o período de 29 de junho a 5 de julho do ano de 2021. Destaca-se que o questionário foi divulgado e compartilhado através de mídias sociais, de forma totalmente aleatória e houve a replicação espontânea do mesmo entre os entrevistados, fato que garantiu que ele atingisse a marca de 108 questionários respondidos. Nele constaram perguntas de caráter socioeconômico e de caráter específico sobre o conhecimento da população a respeito da estrutura fundiária, reforma agrária, órgão responsável pela avaliação de produção da terra - Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA), terras devolutas e grilagem de terras. Os dados obtidos foram tratados de forma manual e agrupados estatisticamente em percentuais simples em relação ao número total de questionários respondidos. Como resultados principais, no que se refere à estrutura fundiária, podemos dizer que as raízes dos problemas fundiários no Brasil são reflexos da construção histórica da formação da propriedade e uso da terra. Nota-se uma distribuição da posse da terra altamente concentradora desde a formação da propriedade. Entretanto, o grave quadro da concentração fundiária brasileira não apresentou grandes alterações até a atualidade. Diante da pesquisa realizada, foi constatado que uma grande parcela do público atingido tem um conhecimento prévio acerca da estrutura fundiária. Ademais, os entrevistados demonstraram ter parcial conhecimento quanto as características da estrutura fundiária. Cabe destacar que a parte majoritária dos respondentes concordam que estrutura fundiária no Brasil precisa ser modificada. O presente estudo é uma análise preliminar, onde a partir das informações coletadas, serão realizadas outros estudos direcionados a estrutura fundiária brasileira.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: