Uso de carta nautica eletronica no ensino prático de navegação costeira uma proposta eficiente eficaz ou efetivo

  • Autor
  • Lucas de Farias Mota
  • Co-autores
  • Cassia Bruna P. Vieitas , Matheus Santos dos Santos , Ana Carolina Freitas Ribeiro , Rafael Anaisce das Chagas
  • Resumo
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    As cartas náuticas são publicações utilizadas para a navegação, auxiliando o navegante durante o  percurso, portanto saber manusear e retirar as informações das cartas é de fundamental importância para o uso adequando desse recurso. O uso das cartas náuticas eletrônicas no ensino a distância (EAD) foi uma metodologia adaptada decorrente da pandemia da COVID19. Neste contexto, é necessário analisar o impacto e a eficácia dessa metodologia nesta modalidade e se a mesma garante um aprendizado adequado. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar preliminarmente a eficiência, a eficácia e a efetividade do uso de cartas náuticas eletrônicas auxiliadas com o programa PowerPoint (da Microsoft) como proposta de atividade prática, na modalidade EAD. Foram usados aos 25 discentes da disciplina “Navegação Aplicada a Pesca”, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia, que responderam aos questionários semiestruturados aplicados de forma online e utilizando o Google Forms. Foram feitas perguntas, sobre, afinidade com o PowerPoint e as suas ferramentas de criação/edição, o grau de dificuldade na resolução da atividade prática proposta, bem como sobre o conteúdo ministrado e o nível de satisfação sobre a metodologia utilizada. Posteriormente, os dados obtidos foram organizados no programa Microsoft Excel, sendo o utilizado para as análises. Decorrente da não obrigatoriedade de participação dos discentes; foram obtidas apenas 13 respostas. Estas, mostram que 61,5 % indicaram uma afinidade média com programa utilizado no estudo e 23,1% indicaram uma alta afinidade. Quanto ao grau de dificuldade na resolução das atividades, 46,2% dos entrevistados apresentaram uma maior dificuldade na definição da posição por segmentos capazes, e 46,2% dos demais entrevistados indicara uma maior dificuldade para interpretar os comandos das questões. Já 38,5% apresentaram dificuldades em calcular o desvio da agulha na rosa dos ventos e 38,5% indicaram dificuldades em definir a escala. Quanto à aplicabilidade, 84,6 % dos discentes que conseguiram usar as cartas náuticas eletrônicas, 46,2% demostraram um nível aceitável com a metodologia e consideram satisfatório o nível de aprendizado, 69,2 % definiram que a metodologia cumpriu com o objetivo de substituir provisoriamente as atividades práticas essenciais. Adicionalmente, 84,6% dos discentes disseram que indicariam essa metodologia para outras turmas ou disciplinas afins. Logo, o uso das cartas náuticas eletrônicas associadas ao programa PowerPoint como metodologia adaptada ao ensino prático a distância foi eficaz, pois conseguiu substituir adequadamente as atividades práticas interrompidas devido a pandemia. Além disso, a metodologia pode ser classificada como eficiente e efetiva, pois conseguiu realizar a atividade prática da melhor maneira possível e com um nível de aprendizado satisfatório. Contudo, são necessários estudos mais aprofundados sobre essa metodologia de ensino adaptada, replicando-a em outras turmas com o objetivo de realizar uma avaliação mais detalhada, e assim garantir um melhor aprendizado e a melhor preparação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho.

     

  • Palavras-chave
  • Ensino Remoto; Engenharia de Pesca; Estudo Preliminar.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ENGENHARIA AGRÍCOLA
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

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