As cartas náuticas são publicações utilizadas para a navegação, auxiliando o navegante durante o percurso, portanto saber manusear e retirar as informações das cartas é de fundamental importância para o uso adequando desse recurso. O uso das cartas náuticas eletrônicas no ensino a distância (EAD) foi uma metodologia adaptada decorrente da pandemia da COVID19. Neste contexto, é necessário analisar o impacto e a eficácia dessa metodologia nesta modalidade e se a mesma garante um aprendizado adequado. Desse modo, o objetivo do estudo foi avaliar preliminarmente a eficiência, a eficácia e a efetividade do uso de cartas náuticas eletrônicas auxiliadas com o programa PowerPoint (da Microsoft) como proposta de atividade prática, na modalidade EAD. Foram usados aos 25 discentes da disciplina “Navegação Aplicada a Pesca”, do curso de Engenharia de Pesca da Universidade Federal Rural da Amazônia, que responderam aos questionários semiestruturados aplicados de forma online e utilizando o Google Forms. Foram feitas perguntas, sobre, afinidade com o PowerPoint e as suas ferramentas de criação/edição, o grau de dificuldade na resolução da atividade prática proposta, bem como sobre o conteúdo ministrado e o nível de satisfação sobre a metodologia utilizada. Posteriormente, os dados obtidos foram organizados no programa Microsoft Excel, sendo o utilizado para as análises. Decorrente da não obrigatoriedade de participação dos discentes; foram obtidas apenas 13 respostas. Estas, mostram que 61,5 % indicaram uma afinidade média com programa utilizado no estudo e 23,1% indicaram uma alta afinidade. Quanto ao grau de dificuldade na resolução das atividades, 46,2% dos entrevistados apresentaram uma maior dificuldade na definição da posição por segmentos capazes, e 46,2% dos demais entrevistados indicara uma maior dificuldade para interpretar os comandos das questões. Já 38,5% apresentaram dificuldades em calcular o desvio da agulha na rosa dos ventos e 38,5% indicaram dificuldades em definir a escala. Quanto à aplicabilidade, 84,6 % dos discentes que conseguiram usar as cartas náuticas eletrônicas, 46,2% demostraram um nível aceitável com a metodologia e consideram satisfatório o nível de aprendizado, 69,2 % definiram que a metodologia cumpriu com o objetivo de substituir provisoriamente as atividades práticas essenciais. Adicionalmente, 84,6% dos discentes disseram que indicariam essa metodologia para outras turmas ou disciplinas afins. Logo, o uso das cartas náuticas eletrônicas associadas ao programa PowerPoint como metodologia adaptada ao ensino prático a distância foi eficaz, pois conseguiu substituir adequadamente as atividades práticas interrompidas devido a pandemia. Além disso, a metodologia pode ser classificada como eficiente e efetiva, pois conseguiu realizar a atividade prática da melhor maneira possível e com um nível de aprendizado satisfatório. Contudo, são necessários estudos mais aprofundados sobre essa metodologia de ensino adaptada, replicando-a em outras turmas com o objetivo de realizar uma avaliação mais detalhada, e assim garantir um melhor aprendizado e a melhor preparação dos futuros profissionais para o mercado de trabalho.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: