OFICINAS SOBRE OS APLICATIVOS GLOSSÁBIO E DICIONÁRIO DE BIOLOGIA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO PÓS- PANDEMIA

  • Autor
  • Camila Ribeiro Braga
  • Co-autores
  • Rafael da Silva Paiva , Járlesson Gama Amazonas Júnior , Maria Elcineide de Albuquerque Marialva
  • Resumo
  •  

    RESUMO:

    Com a pandemia causada pela Covid 19 foi necessário que a sociedade buscasse meios para se adequar a realidade por ela provocada. No que se refere a área educacional houve a urgência de discutir estratégias de ensino e adoção de ferramentas pedagógicas e tecnológicas para serem usadas durante as aulas remotas e ainda refletir sobre o retorno às aulas presencias pós-pandemia. Nesse sentido, busca-se neste trabalho apresentar uma proposta de oficinas de aplicativos educacionais, que serão desenvolvidas com os alunos do curso de licenciatura em ciências biológicas, com o intuito realizar a formação e ainda identificar a percepção de cada um sobre o uso de aplicativos educacionais, dentre estes: o Glossábio e Dicionário de Biologia, ambos disponíveis na loja virtual Play Store de forma gratuita. A realização das oficinas ocorrerá em quatro etapas: na primeira serão apresentados os referidos aplicativos; a segunda, disponibilidade dos Apps aos participantes para manuseio; na terceira será o momento de discussão sobre o uso de aplicativos pelos professores em sala de aula e na quarta serão aplicados os questionários com intuito de identificar as impressões dos integrantes das oficinas sobre os aplicativos como recursos pedagógicos nas aulas remotas e presencias. Espera-se que com essas oficinas de aplicativos educacionais, os estudantes em formação do curso de licenciatura reflitam sobre o uso dos aplicativos Glossábio e Dicionário de Biologia em sala de aula, que se revelam com uma ferramenta pedagógica interessante, principalmente por apresentarem o significado de palavras comuns a biologia e podem ser consultados pelo professor em suas aulas e indicados aos alunos para realização das atividades em forma on-line e off-line, tornando-se práticos e dinâmicos para o processo de ensino e aprendizagem.

     

     

  • Palavras-chave
  • Aplicativo, Glossàrio, Dicionário de Biologia
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br