A presente pesquisa tem como objetivo analisar a influência de diferentes ambientes de armazenamentos e substratos nas caracteristicas morfológicas e na emergência de plântulas de mamão. O trabalho está sendo realizado no viveiro municipal, pertecente a prefeitura municipal de Capanema, em parceria com a Universidade Federal Rural da Amazônia, localizado na referida instituição de ensino. Foram coletados frutos de mamão da cultivar Havaí, em um cultivo comercial de uma propriedade agrícola localizada na comunidade do KM 2 da Pará-Maranhão, zona rural do municipio de Capanema. Para a definição do melhor substrato para a emergência das plântulas e seu desenvolvimento inicial, foram utilizados três substratos distintos: Serragem, Serragem+Areia (na proporção 1:1) e Areia branca lavada. As variáveis analizadas foram: Índece de Velocidade de Emergência e Porcentagem de Emergência, para a análise da influência do substrato na emergência das plântulas. Para análise da influência do substrato na morfologia das plântulas foram avaliadas a Altura da Plântula, Diâmetro do Coletor, Altura do Coletor, Largura da Folha, Comprimento da Folha, Área Foliar, Número de Folhas, Comprimento da Radícula, Massa Fresca da Parte Aérea, Massa Seca da Parte Aérea, Massa Fresca da Raiz e Massa Seca da Raíz, . Os resultados obtidos até o momento, foram submetidos à análise de variância e as médias foram comparadas pelo teste de Tukey à 5% de probabilidade. Até então os dados coletados referem-se a primeira etapa. Considerando os substratos avaliados, não houve diferença significativa entre os tratamentos, quando avaliados as variáveis de emergência (Índice de Velocidade de Emergência e Porcentagem de Emergência), embora o tratamento Areia Branca Lavada tenha proporcionado uma porcentagem de emergencia considerávelmente superior (85%). As variáveis Diâmetro do Coletor, Altura do Coletor, Número de Folhas, Massa Fresca da Raiz, Massa Seca da Parte Aérea e Massa Seca da Raiz não apresentaram diferenca significativa entre as médias dos tratamentos. Por outro lado, observou-se diferença significativa para as variáveis largura da folia, área foliar, Comprimento da Raiz e Massa Fresca da Parte Aérea, onde o tratamento Areia Branca Lavada apresentou melhor resultado. Para as variáveis Altura da Plântula e Comprimento das Folhas os tratamentos Areia Branca Lavada e Areia+Serragem demonstraram melhor resultados. Diante disso, pode-se afirmar que o substrato Areia Branca Lavada é o mais recomendado para o desenvolvimento inicial e emergência de plântulas de mamão, uma vez que apresentou melhor resultado em diversas variáveis morfológicas e elevado perecentual de emergência.
PALAVRAS-CHAVE: Carica papaya; cultivo; armazenagem.
Link Video: https://youtu.be/NEOxdhwnuhM.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: