O PAPEL DO ENSINO DE CIÊNCIAS EM ESPAÇOS NÃO FORMAIS NA MESORREGIÃO NORDESTE PARAENSE, BRASIL.

  • Autor
  • Karolina Soares Nascimento
  • Co-autores
  • Bruno da Silveira Prudente , Annelise Batista D'Angiolella
  • Resumo
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    A educação de qualidade e uma aprendizagem que ultrapassa os limites físicos da escola e chega até a vida cotidiana do aluno se iniciam com o desenvolvimento de atividades lúdicas que despertam prazer, motivação e curiosidade. A ludicidade desperta interesse e criatividade, auxiliando na capacidade de assimilação dos estudantes. A incorporação de dinâmicas, jogos e brinquedos na prática pedagógica desenvolve diferentes habilidades que beneficiam a aprendizagem, ampliando a rede de significados construtivos tanto para as crianças, como para os jovens, sendo também uma maneira de mediar conteúdos de difícil entendimento e até melhorar o desempenho do aluno.

    Desta forma, este trabalho teve como objetivo aprimorar, através do ensino não formal, o aprendizado de conteúdos relacionados à ciência, além de divulgar e popularizar o conhecimento científico produzido na Universidade Federal Rural da Amazônia. Para isso, metodologias ativas como aplicação de palestras, montagem e exposição de materiais zoológicos, confecção de jogos e elaboração de oficinas foram empregadas, tendo como base a matriz curricular do 6º ano da Escola Municipal Francisco Marques Aguiar. As atividades foram elaboradas a partir de pesquisas bibliográficas envolvendo as temáticas ecologia, habitat, nicho, cadeia alimentar, solos, água, e ar. Problemas de saúde pública relacionados a zoonoses também foram abordados. As atividades basearam-se em questões epistemológicas, cognitivas e afetivas da comunicação e educação museológica, principalmente relacionadas à divulgação científica. Foi preparada uma palestra abordando a temática meio ambiente, e montada uma exposição de materiais zoológicos, que ocorreram de forma presencial no primeiro semestre do projeto, correspondendo ao final de 2019. Durante a palestra, a curiosidade e o senso crítico dos alunos foram estimulados, o que resultou em relatos e novos questionamentos por parte dos estudantes. Ao final da palestra, cinco perguntas relacionadas ao tema apresentado foram sorteadas e, embora as respostas apresentadas estivessem corretas, foram complementadas pelo mediador e demais alunos em um ambiente de discussão e troca de informações. Após a realização da atividade na escola, os alunos visitaram a sede da Casa da Ciência, juntamente com a sua professora de ciências. Houve uma apresentação dos materiais zoológicos e curiosidades sobre os grupos faunísticos, que ocorreu de forma enérgica e muito interessante. As atividades presenciais foram suspensas no início do ano letivo de 2020, por conta da pandemia de COVID-19. No entanto, de forma remota, foram elaborados quatro roteiros de palestras, uma oficina, uma exposição itinerante e quatro jogos. A implementação de metodologias práticas como complemento do ensino, estimulou a discussão e o questionamento dos alunos, que passaram a compartilhar suas próprias experiências, relacionando questões cotidianas com o assunto estudado.

     

     

  • Palavras-chave
  • ciência na escola, ensino de ciências, ensino não-formal.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

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