A relação entre o meio ambiente e a sociedade tem se mostrado fundamental para o reconhecimento e entendimento de sua relevância e fatores de impacto no meio em que vivemos, situação que pode influenciar diretamente na qualidade de vida da população. Uma das iniciativas para o reconhecimento, são as instituições de ensino, onde as crianças passam grande parte do tempo de sua vida, tendo a influência desse ambiente na constituição de seus hábitos alimentares e ambientais, nesse sentido, a inserção da prática de educação ambiental e alimentar na comunidade especialmente em escolas de ensino de base, representa a possibilidade de transformar e orientar a percepção inicial das crianças em relação a hábitos alimentares saudáveis, valorização da natureza e o conhecimento de espécies de plantas que muitas vezes fazem parte do seu dia-a-dia. Portanto, o objetivo deste trabalho foi contribuir com o conhecimento sobre educação ambiental, alimentação saudável e práticas de preservação da natureza para alunos do ensino público e privado. As atividades foram realizadas na E. E. E. F. M. Mário Barbosa, localizada na Avenida Perimetral. A prática se deu com a produção de mudas e mostruário de sementes de espécies florestais e agrícolas. Durante o desenvolvimento das atividades constatou-se o real interesse e envolvimento dos alunos do ensino básico, principalmente no que diz respeito ao processo de germinação e cultivo de espécies para fins de consumo, como as hortaliças. A reação dos alunos foi positiva referente a aceitação sobre novos hábitos alimentares sadios. Os alunos ainda participaram de uma atividade de superação de dormência de uma espécie florestal para fins didáticos, frisando a importância em se fazer tal procedimento para que venha germinar e posteriormente desenvolver a espécie vegetal. Essa iniciativa permitiu para que grande parte dos alunos tivesse o primeiro contato e entendesse de forma dinâmica os devidos cuidados sobre a importância das sementes, plantio e cuidados de canteiros que até então não haviam tido essa experiência. Em suma, os alunos demonstraram-se motivados, participativos e engajados em todas as etapas realizadas neste projeto.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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