LEVANTAMENTO E DINÂMICA POPULACIONAL DOS INSETOS (ARTHROPODA: INSECTA) PRESENTES NA RESERVA AMBIENTAL “SÃO GERARDO MAJELLA” CAPITÃO POÇO, PA

  • Autor
  • Jacqueline da Silva Carvalho
  • Resumo
  • A família Chrysopidae (Insecta: Neuroptera) abriga insetos que desempenham um papel importante dentro desta classe, já que na fase larval são predadores de outros artrópodes de corpo mole como ácaros, cochonilhas e pulgões o que lhes confere destaque a muitas das suas espécies para terem potencial de uso em programas de controle biológico de pragas em agroecosistemas, além da importância de conhecer a sua biodiversidade. O estado do Pará por pertencer à região neotropical, favorece a incidência desses indivíduos, principalmente em ambientes agrícolas. Por este motivo, foram feitas coletas na reserva ambiental São Geraldo Majella, assim como analisados espécimes depositados no Museu paraense Emilio Goeldi com o intuito de conhecer as espécies presentes e a sua flutuação populacional. Para a identificação das espécies o ápice do abdome de cada espécime foi cortado para realizar a análise comparativa da genitália de machos e fêmeas. Em laboratório, a região do abdome foi cortada e submetida a clarificação em quente com hidróxido de potássio (KOH) em banho maria por tempo variável, posteriormente lavado com água corrente e submerso em Ácido Acético Glacial para neutralização da base e finalmente injetar o corante CLORAZOL BLACK® que auxilia na visualização das estruturas da genitália sob microscópio. A genitália corada, foi colocada sobre uma lâmina com um filme de glicerina e coberta suavemente com uma lamínula. Como resultado, foram analisados 69 espécimenes de Chrysopidae, agrupadas em 2 gêneros e 7 espécies que se mencionam a continuação: Ceraeochrysa claveri (Navás 1911) (28 espécimenes de 69 analisados=40,79% do total), Ce. cornuta (Navás 1925) (15/69=21,73%), Ce. cubana (Hagen 1861) (12/69=17,39%), Ce. nigripes Freitas & Penny 1987 (2/69=2,89%), Ce. everes (Banks 1920) (1/69=1,44%), Leucochrysa sp1 (7/69=10,14%), e Leucochrysa sp2 (4/69=5,79%). Todas as espécies de Ceraeochrysa analisadas tem registros de distribuição para o estado do Pará. As espécies Leucochrysa sp1 e Leucochrysa sp2 foram comparadas com um banco de dados que abrange as espécies descritas de Sul e CentroAmérica e não puderam ser identificadas, infere-se que possam ser desconhecidas para a ciência. Novos estudos deverão ser realizados para estabelecer a dinâmica populacional das espécies de Chrysopidae na Região Nordeste Paraense, assim como, novas comparações com outras espécies de Leucochrysa para definir o status das espécies não identificadas. PALAVRAS-CHAVE: BICHO- LIXEIRO; CONTROLE BIOL

  • Palavras-chave
  • BICHO- LIXEIRO; CONTROLE BIOLÓGICO; ARTHROPODE.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOLOGIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br