O uso correto de substratos e intensidades luminosas podem influenciar no sucesso da produção de mudas de paricá. Diante disso, o objetivo do trabalho foi avaliar o desenvolvimento inicial de mudas de paricá sob a influência de diferentes substratos orgânicos e níveis de sombreamento. O delineamento experimental foi em blocos casualizados, com cinco repetições, sendo cada parcela constituída por três mudas em arranjo fatorial de 4x4. O primeiro fator correspondeu aos níveis de 0%, 30%, 50% e 70% de sombreamento, e o segundo fator aos substratos A (100% caroço de açaí triturado fermentado); B (65% caroço de açaí + 35% cama de aviário); C (20% cama de aviário + 50% pó de serra + 30% solo) e D (100% solo – testemunha). No total foram realizadas cinco avaliações quinzenais das variáveis biométricas altura total, diâmetro a altura do colo e número de folhas. Os dados foram submetidos a análise de variância pelo teste f e, as médias comparadas por meio do teste de Tukey, ambos a 5% de significância. De acordo com os resultados, quanto aos substratos orgânicos, ao final da avaliação, as mudas de paricá obtiveram melhores médias para as variáveis analisadas sob o efeito do substrato formado por 65% caroço de açaí triturado fermentado + 35% de cama de aviário (substrato B) com média de 38,83 cm e 7,71 mm para as variáveis altura total e DAC respectivamente e, 4,45 para o número de folhas. Quanto aos fatores sombreamento, as mudas obtiveram médias de 25,70 cm, e 5,25 mm para a altura total e DAC respectivamente e, 4,88 para o número de folhas ao nível de 30%. Para o nível de 50% foram obtidos médias de 28,34 cm e 5,18 mm para a altura total e DAC respectivamente e 3,73 para o número de folhas, tendo a espécies apresentado mecanismos adaptativos a essas condições. Para a interação (substrato x sombreamento), aos 60 dias, as mudas obtiveram médias de 5,93 para o substrato B x sombreamento de 30% e 6,07 para a interação do substrato B x sombreamento de 50%. Para a interação aos 75 dias, as médias obtidas foram de 6,33 entre a interação do substrato B x sombreamento de 30% e 5,53 para a interação entre o substrato B x sombreamento de 70%. O rápido crescimento e desenvolvimento da altura da parte aérea obtidos pelas mudas em condições sombreadas pode estar associado à busca de luminosidade pelas plantas menos favorecidas no ambiente, esse comportamento é comum entre os povoamentos florestais devido a competitividade por luz entre as espécies. Portanto, a combinação de compostos orgânicos formado por resíduos do caroço de açaí e cama de aviário e os níveis de sombreamento de 30% e 50% apresentam-se como uma alternativa na produção de mudas de paricá sendo recomendas por contribuir com o desenvolvimento inicial da espécie em fase de viveiro
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: