Em razão dos benefícios proporcionados pelo consumo dos frutos da laranjeira (Citrus sinensis L.) e a sua importância socioeconômica para o país, tornam-se notórios estudos que visem aumentar a sua produtividade. O gesso agrícola (sulfato de Ca) tem o potencial de melhorar a fertilidade, o crescimento das raízes no perfil do solo e, consequentemente, a nutrição e a produção das laranjeiras. Entretanto, apesar da importância da região nordeste paraense na produção de citros no Estado, ainda são escassas as pesquisas comprovando os eventuais benefícios do uso do gesso no cultivo das laranjeiras. Assim, este trabalho objetivou avaliar o efeito da aplicação do gesso nas variáveis de produção da laranjeira na região nordeste do Pará. O experimento foi instalado em maio de 2018, na Fazenda Ornela, situada em Capitão Poço- PA (01° 44' 42" S e 47° 03' 54" O), em um pomar já estabelecido desde 2010 com laranjeiras-pêra enxertada sobre o “limoeiro Cravo” em espaçamento 7 x 4 m. Utilizou-se o delineamento em blocos ao acaso, com quatro repetições e cinco doses de gesso (0; 1,5; 3,0; 4,5 e 6,0 t/ha). A parcela experimental foi composta por quatro linhas de seis plantas cada, sendo avaliadas apenas as oito plantas centrais de cada parcela. As doses de gesso foram definidas a partir da caracterização química (alta saturação por alumínio- m= 39 %) e da textura (30 % de argila) do solo (20-40 cm). O gesso foi aplicado de forma manual e superficial em faixas de 1 m de largura na linha de plantio. Em outubro de 2019, foram avaliados o peso de frutos por planta (kg/planta), o número de frutos por planta, o peso médio do fruto (g/fruto) e aprodutividade de frutos (t/ha). Os resultados foram submetidos à análise de variância (teste F, p<0,05) e ao ajuste de modelos de regressão. A gessagem não influenciou o peso e o número de frutos/planta, observando-se médias de 39,40 kg/planta e 231 frutos/planta,respectivamente. O peso médio do fruto e a produtividade também não foram influenciados pela aplicação do gesso, com médias, respectivas, de 177 g e 18,76 t/ha, entretanto esta foi superior à média observada na região (12 t/ha). Assim, nessa avaliação inicial, ainda não se verifica os benefícios do gesso agrícola na produção da laranjeira- pêra cultivada em Capitão- PA
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: