O USO DA REALIDADE AUMENTADA POR MEIO DO SARNDBOX COMO INSTRUMENTALIZAÇÃO 3D: A CARTOGRAFIA INTERATIVA E NOVAS FACES DE APLICAÇÕES

  • Autor
  • Lucas Daniel Noronha Ferreira
  • Co-autores
  • Mayara Cobacho Ortega Caldeira , Carlos Rodrigo Tanajura Caldeira
  • Resumo
  • O uso de novas tecnologias se apresenta como importantes vieses que são capazes de propiciar a exploração de novas faces, além de diversificadas, que permitam a compreensão, relação e difusão de contextos. Neste cenário, as ferramentas com aplicabilidade de ensino e aprendizagem materializam representações as quais visam intermediar múltiplos acessos a partir de múltiplas propostas. Partindo-se da premissa que coliga a interdisciplinaridade de áreas das geociências, em ensejo a cartografia, podem ofertar – é válido pontuar ao que condiz da presença de novos recursos dessas ciências que são frutos da tecnologia ganhando mais espaço como ferramenta didática-pedagógica. Esses recursos permitem – nesse sentido, a compreensão dos contextos diversificados que podem ser representados.   Dessa forma, em vista de se ater às novas faces da cartografia interativa, busca-se apreender no presente trabalho o caráter metodológico com a elaboração de um recurso didático-pedagógico diagnosticado como uma caixa de areia de realidade aumentada a qual se utilizou do SARndbox que espelha a interface digital e com profundidade para coligar a interação com a realidade aumentada garantindo, portanto, a promoção de uma caixa de areia para instigar o uso da cartografia por meio da interação e das novas e diferentes faces de aplicação. Logo, os produtos gerados passam a representar a topografia de diferentes feições podendo ser representado o relevo e suas diferentes alturas, lagos e formação de ilhas, América do Sul e suas áreas mais propícias às chuvas, curvas de nível, simulação de barragem dentre outros.

  • Palavras-chave
  • Compreensão, Profundidade, Cartografia interativa.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • GEOCIÊNCIAS
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br