RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE O CURSO DE METODOLOGIA ATIVA EM TEMPOS DE PANDEMIA DA COVID19 COM UMA DISCENTE COM DEFICIÊNCIA VISUAL

  • Autor
  • jaqueline do nascimento brito
  • Co-autores
  • Ana Paula de Andrade Sardinha
  • Resumo
  • Este trabalho descreve a produção e execução do Curso de “Metodologia Ativa em
    Tempos de Pandemia” na Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) promovido por meio do
    Projeto Inclusão em Debate, na qual durante a pandemia no ano de 2020 os processos educacionais
    (aulas, cursos, reuniões e congressos) tiveram que ser adaptados e as suas formas de organizações e ações,
    já que a educação em todos os seus níveis se mantiveram de forma remota, ou seja, os educadores tiveram
    de reinventar suas práticas pedagógicas. Nesse contexto, elaboramos uma proposta de um curso com um
    método inclusivo e estratégico para que indivíduos típicos e atípicos pudessem participar e aprender a
    importância da Metodologia Ativa para uma aula interativa e lúdica, visto que o aluno deve ser centro da
    aprendizagem e o professor deve sempre adaptar e propor atividades, nas quais os cursistas possam estar
    aprendendo e praticando por meio: de apresentações, de pesquisas e de discussões em sala. Ademais, é
    importante destacar que ao escolher determinada Metodologia Ativa faz-se necessário inserir aquela que
    enquadra-se no perfil da turma e sobretudo atenda as especificidades dos discentes atípicos no caso de
    nossa pesquisa foi usado como referência os autores Bonwell, Eison, Barnes como referência para
    compreender e discutir os conceitos durante as aulas e um ambiente estrategicamente desenvolvido para
    as aulas. Dessa forma, durante o ato de inscrição os alunos recebiam um link com perguntas objetivas
    sobre os conceitos deles a cerca de Metodologias Ativas e aplicativos que os cursistas conhecessem na
    área, ou seja, realizou-se uma anamenese no ato da inscrição, criamos um grupo no whatsapp e também
    compartilhamos todos os materiais via GoogleDrive. Logo, a partir de toda essa estrutura pudemos
    escolher os aplicativos: alchor (podcast), mentimenter (nuvem de palavras) e xminds (mapa mental) e
    esses atenderam as expectativas dos cursistas e o objetivo do curso, já que todos os apps foram testados e
    orientados previamente sobre seu o manuseio. Assim, dentro dessa turma tivemos uma discente atípica
    (deficiente visual) e os demais típicos e foi essencial que todo o material didático: apostilas (com a
    descrição das imagens), pois a aluna utilizava o dosvox (leitor de tela) e aplicativos possibilitando a
    igualdade de acesso entre eles, já que a inclusão é essencial para um debate e aprendizagem igualitária.
    Durante o curso foi realizado uma dinâmica de “Relato de Experiência”, na qual foi discutida a imagens
    sobre vários tipos de Metodologias Ativas e a partir delas foi possível os alunos típicos contar suas
    experiências e diferenciar as vantagens e desvantagens de algumas metodologias; e a aluna com
    deficiência visual também relatou que muitos aplicativos não são acessíveis, ou seja, para que ela utilize é
    necessário o suporte de uma pessoa para orientá-la e também a importância de como a Metodologia Ativa
    beneficia o ambiente escolar inclusivo para as pessoas com deficiência. Portanto, a inclusão escolar deve
    ultrapassar todos os ambientes de aprendizagens, desde sala de aula regular até as aulas e encontros
    remotos durante e após a pandemia do covid 19 e por isso o Projeto Inclusão em Debate contribui em
    todas suas atividades sobre essa temática da inclusão.

    PALAVRAS-CHAVE: Curso de Metodologia Ativa, Inclusão Social e Pandemia do
    Covid 19.


     

  • Palavras-chave
  • Curso de Metodologia Ativa, Inclusão Social e Pandemia do Covid 19.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

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