Atualmente, as universidades públicas, são importantes instituições de geração de conhecimento e inovação tecnológica, nesse cenário surge à necessidade de aproximar a comunidade e a universidade. Nesse sentido, partindo da necessidade de informar a comunidade capanemense, objetivou-se com esse projeto incentivar a escolha profissional e despertar nos estudantes o interesse de ingressar na universidade local. As ações de extensão foram executadas por meio de atividades práticas: palestras, conversas em grupo, momento tira-dúvidas e aplicação de questionários antes e depois das atividades realizadas, além do auxílio multimídia, quadro branco e materiais impresso. O projeto alcançou 240 estudantes da rede estadual de ensino, ambos os sexos, do último ano do ensino médio de três escolas públicas. Nesse contexto, constatou-se com a aplicação do primeiro questionário que após concluir o ensino médio, 51% dos estudantes pretendem ingressar no Ensino Superior, 8% pretendem apenas ingressar somente no mercado de trabalho e 41% estão planejando estudar e trabalhar assim que concluírem o Ensino Médio. Quando se perguntou quais cursos ofertados pela Ufra Campus Capanema os estudantes cursariam, 27% pretendem cursar administração, 22% disseram que não cursariam nenhuma das opções que o Campus Capanema oferece a comunidade, 15% cursariam agronomia, 14% engenharia ambiental, 10% bacharelado em biologia, 7% licenciatura em biologia e apenas 5% pretendem cursar ciências contábeis. Após ser realizada as atividades em sala de aula foi aplicado o segundo questionário, com objetivos de saber dos alunos se eles tinham compreendido as informações repassadas. Se tratando de projetos que possuem o mesmo viés, perguntou-se aos alunos se projetos assim ajudam os alunos a tomarem uma decisão na hora de escolher um curso, a maioria 94% acreditam que ajuda na escolha, 5% acreditam que ajuda parcialmente e uma minoria de 1% acreditam que os projetos como esse não ajudam na escolha do curso pretendido. A partir da exposição das informações sobre as universidades e os cursos, com ênfase na Agronomia, pode-se constatar que os alunos demostraram interesse em cursar o ensino superior, os mesmos fizeram perguntas e questionamentos sobre a instituição de ensino e os cursos ofertados, bem como, acreditam que projetos como esse podem ajudar na escolha profissional. Sendo assim, o projeto em questão mostrou aos estudantes a importância da universidade no contexto local.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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