AVALIAÇÃO MORFOGÊNICA DO CAPIM BRS QUÊNIA SUBMETIDO ÀS DOSES DE FÓSFORO NA PRESENÇA E AUSÊNCIA DE CALAGEM EM CASA DE VEGETAÇÃO NA AMAZÔNIA

  • Autor
  • Danillo Sidney Miranda da Silva
  • Co-autores
  • Ebson Pereira Candido , Iego Sampaio de Sousa , Cydia Larissa Teles de Oliveira , Matheus Almeida Macêdo , Suianne Lorena da Silva e Silva
  • Resumo
  •  

    A adubação de plantas forrageiras é uma prática que tem a tendência de aumentar as características morfogênicas, consequentemente contribui para o aumento da matéria seca. O objetivo do estudo é avaliar os efeitos da elevação de fósforo (P) no solo, sobre as características morfogênicas do panicu mmaximum cv. BRS Quênia, sob presença e ausência de calagem. O experimento foi conduzido no município Igarapé-açu (PA), utilizando-se solos acondicionados em vasos com capacidade de 15L em  delineamento inteiramente casualizado e modelo fatorial de 5x2, isto é, cinco doses de P(0; 15, 30; 45 e 60 mg.dm-3 no solo) na presença e ausência de calagem, com cinco repetições. As variáveis morfogênicas analisadas na espécie consistiram em: taxa de aparecimento foliar (TApF), filocrono (FILO), taxa de alongamento foliar (TAlF), taxa de alongamento do colmo (TAlC), duração de vida das folhas (DVF), e taxa de senescência Foliar (TseF). Para TApF as doses de P não exibiram diferenças entre si, mas foram superiores ao tratamento controle . No FILO só houve efeito do tratamento de 0 mg.dm³  (P<0,0001) com a menor taxa  8,04 dias/folha, as demais foram superiores (média de 13,57 dias/folha). O tratamento 45 mg.dm-3 promoveu a maior TAlF, 4,85 cm/dia. A TAlC não foi significativa, e o tratamento de 45 mg.dm-3 teve maior TAlC (0,42 cm/dia). Verificou-se o efeito de dose (P<0,0056), e o tratamento de 45 mg.dm-3 tem a maior média de DVF que é de 29,03 dias. Na TSeF observou-se efeito de dose (P<0,0083), e a dose de 0 mg.dm-³ teve a menor taxa (0,22 cm/dia), as demais foram superiores. Portanto, as características morfogênicas de TAlF, TAlC e DVF tiveram maiores médias para dose de 45 mg.dm-³ o que demonstrou-se interessante. As menores taxas de FILO e TSeF foi para o tratamento de 0 mg.dm-³, já  para a TApF não houve diferença.

  • Palavras-chave
  • Panicum maximum, Quênia, morfogênese
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br