A micropropagação de plantas é uma área da biotecnologia vegetal que consiste no desenvolvimento de técnicas que utilizam as plantas como produto final ou parte do processo desejado para a obtenção de um determinado insumo. Compreender os métodos de micropropagação prepara profissionais para atuar em diversas áreas, como em biofábricas, universidades, cursos particulares, viveiros, entre outros. Porém, o objetivo do trabalho foi desenvolver uma maneira de levar às crianças de uma forma didática e cativante a temática, para que estas pudessem conhecer a área e também olhar para a ciência como uma possibilidade a ser seguida no futuro. A primeira escola escolhida para a apresentação da cartilha fora a escola Virgílio Libonati, localizada no campus da Universidade Federal Rural Da Amazônia (UFRA) de Belém. A cartilha foi desenvolvida a partir de pesquisas realizadas em metodologias pedagógicas, com a edição de imagens no aplicativo Canva e digitalização dos personagens no aplicativo IbisPaintX, estando alinhada com os conhecimentos da área de biotecnologia, revisada pelas professoras da área na universidade. Para o desenvolvimento da cartilha foi pensado na criação de uma história, que possuía um enredo lógico, assim como a criação de personagens (Tina, a castanha-do-pará; Célio, uma célula vegetal) para que os leitores possam se envolver com o conteúdo repassado. Em resumo, o desejo de tina é se tornar uma cientista e célio a ajuda respondendo algumas questões sobre a biotecnologia, técnicas, histórico, micropropagação de plantas e outros temas. Ao final da cartilha existem espaços para colorir os personagens, assim como jogos interativos de caça-palavras e labirinto, em relação ao que foi visto durante a cartilha. Infelizmente não foi possível levar às crianças o material, devido a paralização das atividades escolares por razão da pandemia de sars-cov-2. A cartilha apresenta conceitos básicos da área, apresentados de forma simples e divertida, acredita-se que ocorrerá aceitação da comunidade leitora e que principalmente, conheçam a área, criando em suas mentes a possibilidade de se tornarem cientistas no futuro.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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