Além dos impactos nos sistemas de saúde de todo o mundo, a crise pandêmica da covi-19 também afetou a educação. De acordo com o Instituto Península (2020), 88% dos professores nunca tinham ministrado aula na modalidade remota. Destes, aproximadamente, 83% não se sentem preparados para essa nova perspectiva de ensino. Assim, a literatura especializada vem destacando a necessidade de investigações científicas para identificar novas metodologias que colaborem para o ensino das ciências, sobretudo das ciências sociais aplicadas. Nesse sentido, este estudo tem como objetivo analisar a inserção de tendências contemporâneas (memes) nas abordagens metodológicas no ensino das ciências sociais aplicadas. Para efeito, utilizou-se como método o “estudo de caso único”, com a participação de alunos dos cursos de economia e contabilidade do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da Universidade Federal do Pará (UFPA). Os memes foram inseridos na metodologia de ensino (exposição do conteúdo, materiais, atividades e avaliações) de duas disciplinas do ICSA com a posterior avaliação por 17 alunos sobre essa aplicação. Os resultados evidenciam que a falta de local adequado para estudar em casa (41,18%) e ausência de equipamentos (29,41%) foram as principais dificuldades enfrentadas pelos alunos durante o ensino remoto emergencial. Quanto a utilização de memes na exposição do conteúdo da disciplina pelo professor, 70,59% acharam a metodologia excelente e 29,41% concordaram que se trata de um bom método de ensino. Já, o uso de memes nas atividades extraclasses, 70,59% avaliaram como excelente, 17,65% como bom e 11,76% não souberam responder. Os memes também foram incorporados nas avaliações das disciplinas, 64,71% julgaram essa inserção como excelente, 23,53% como boa e 11,76% não souberam responder. No mais, foi solicitado dos alunos participantes o apontamento de como os memes auxiliaram no processo de ensino-aprendizado: 47,06% destacaram que os memes tornaram a disciplina mais interessante, e 52,94% revelaram que eles facilitaram o entendimento do conteúdo e deixaram as aulas mais didáticas. Portanto, percebe-se que a incorporação de tendências contemporâneas, como os memes, são capazes de contribuir com o melhoramento do ensino das ciências sociais aplicadas, principalmente do ponto de vista de tornar as aulas mais interessantes e facilitar o entendimento dos alunos nas disciplinas ministradas pelo professor.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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