O objetivo desse estudo foi desenvolver um sistema de informações geográficas (SIG) digital para mapeamento de atributos ecológicos como ferramenta de subsídio ao manejo de florestas urbanas públicas. O estudo foi conduzido no Bosque Rodrigues Alves- Jardim Zoobotânico da Amazônia em uma área de 15 hectares localizado na zona urbana de Belém- PA (1º25'49''S, 48º27'22''O). Para o estudo foram utilizados dados tabulares comos nomes científicos e a contagem de espécies arbóreas provenientes do censo florestal realizado no ano de 2014 na área de estudo concedido pela administração do espaço. Adotou-se como critério de inclusão das árvores selecionadas o Diâmetro a Altura do Peito- DAP a 1,30 m do solo, com valor mínimo de DAP ? 10 cm para a avaliação de atributos ecológicos. Os atributos consideradosforama riqueza (S), o quociente de mistura de Jentsch(QM), a densidade (D) e a área basal (G) de cada canteiro. O sistema de informações geográficas do Bosque Rodrigues Alves- Jardim Zoobotânico da Amazônia gerou 5 mapas principais sobre os atributos ecológicos de riqueza, Quociente de mistura, densidade de indivíduos e área basal para cada canteiro. Os atributos riqueza e quociente de mistura evidenciaram a influência do tamanho de área dos canteiros sobre a distribuição espacial do Bosque. Além disso, a densidade de indivíduos associado a área basal demonstraram que a floresta urbana é composta por uma baixa quantidade de indivíduos por hectare e apresentam em sua maioria árvores finas e jovens característico de florestas tropicais multiâneas. A partir dessa pesquisa, foi possível utilizar uma ferramenta SIG como subsídio do manejo de florestas urbanas públicas.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: