PERFIL DOS VISITANTES NA REALIZAÇÃO DE PRÁTICAS ESPORTIVAS EM ÁREAS VERDES NA CIDADE DE BELÉM DO PARÁ

  • Autor
  • Letícia Dayane Sanches Portel
  • Co-autores
  • Helena Capela da Silva , Bruna Maria da Silva Bastos , Genilson Monteiro da Costa , Regilene Angélica da Silva Souza
  • Resumo
  •  

    As áreas verdes são espaços públicos que desempenham função ecológica, paisagística e recreativa, propiciando a melhoria da qualidade estética, funcional e ambiental da cidade sendo dotado de vegetação e espaços livres de impermeabilização. Além disso, esses espaços auxiliam na promoção de saúde e bem-estar dos indivíduos. Dessa forma, o objetivo da pesquisa foi avaliar a valorização das principais áreas verdes para realização de práticas esportivas na cidade de Belém do Pará. O trabalho foi realizado nas principais áreas verdes da capital paraense: Bosque Rodrigues Alves-Jardim Zoobotânico da Amazônia, Parque Estadual do Utinga e Museu Emílio Goeldi. Esses espaços são importantes fragmentos da biodiversidade existente na região. O clima em Belém é do tipo Af

    - clima tropical úmido, sua temperatura média anual é de 26,6 Cº, precipitação média de 2000 mm/ano, com sazonalidade da estação chuvosa nos meses de dezembro a maio. Os questionários foram aplicados no período de setembro a outubro de 2019, destinados aos visitantes contendo questões objetivas e subjetivas sobre: o uso do espaço, assiduidade dos visitantes, objetivo da visita, percepção ambiental e infraestrutura da área verde. Foram aplicados ao todo 120 questionários, sendo 40 questionários aplicados em cada espaço. Os dados obtidos foram tratados e analisados no Programa Microsoft Excel 2019 para elaboração de tabelas e gráficos. Os visitantes dos três espaços Bosque, Museu e Utinga, atribuíram a frequência de atividades desenvolvidas nos espaços a “sempre que possível” e o dia de maior frequência dos visitantes nos espaços foi aos domingos. O perfil dos visitantes do Parque Estadual do Utinga é de jovens e adultos que utilizam o espaço para fins esportivos e geralmente realizam atividades em grupo. A principal atividade prática mencionada entre os visitantes foi a caminhada. No Bosque Rodrigues Alves, assim como no Museu Paraense Emílio Goeldi, a principal atividade desenvolvida foi o lazer. O perfil dos visitantes é de crianças e adultos que em sua maioria vão acompanhados da família, para realizar atividades recreativas e lúdicas de percepção ambiental. Quando indagados sobre a infraestrutura das áreas verdes, os entrevistados responderam que são necessários a implantação de mais lixeiras e placas de sinalização no Bosque Rodrigues Alves e para o Museu Emílio Goeldi. Já para o Parque Estadual do Utinga a maioria dos visitantes estavam satisfeitos com a infraestrutura do local.

     

  • Palavras-chave
  • áreas verdes urbanas; bem-estar; qualidade de vida.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • RECURSOS FLORESTAIS E ENGENHARIA FLORESTAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br