O objetivo deste estudo foi verificar a viabilidade econômica da inclusão de resíduo de goiaba em rações para frangos de crescimento lento. Foram utilizados 324 animais de linhagem pescoço pelado, distribuídos em um delineamento inteiramente casualizado e alimentados com quatro níveis de inclusão de resíduo de goiaba (0, 5, 10 e 15%), divididos em 36 boxes e 9 repetições. Os parâmetros analisados foram: consumo alimentar (kg); custo com alimentação (R$); produção de carne (kg); Renda bruta (R$); índice de rentabilidade (%). Com inclusão de 5% de resíduo de goiaba, verificou-se menor consumo, menor gasto com alimentação, ocasionando menor custo de produção. Entretanto, resultados com níveis mais altos de resíduo de goiaba (15%), obteve maior ganho de peso (3,62 kg). O nível de 15% de inclusão de resíduo de goiaba apresentou superioridade para a receita bruta (269,33), mais ao descontar o custo com alimentação obteve-se o melhor valor agregado bruto (181.21) no nível de inclusão de 5%. Em relação ao índice de desempenho das vendas obteve o ponto máximo de índice de rentabilidade (67.80%) a nível de 5% de inclusão de resíduo de goiaba. Considerando custo de produção e disponibilidade, o resíduo de goiaba a nível de 5% nas rações para frango de crescimento lento pode ser usado sem prejuízo ao desempenho zootécnico das aves.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: