ESCOLA INCLUSIVA: UM OLHAR SOBRE OS ALUNOS SURDOS E/OU AUTISTAS

  • Autor
  • Jacyellen Maciel da Silva
  • Co-autores
  • Odileia de Souza Batista , Thaís Fernandes de Amorim
  • Resumo
  •  

    Este trabalho surge como uma inquietação levantada para o nosso trabalho de conclusão de curso, acerca da educação inclusiva do aluno surdo e/ou do autista, posto que ambos são muito visuais e precisam de uma metodologia adaptada a fim de terem suas habilidades desenvolvidas. O debate acerca de educação especial e inclusiva é recorrente no âmbito educacional, contudo ainda é mal compreendido e ineficaz. Continua sendo um desafio para a escola e seus profissionais compreenderem a real dimensão do tema e se adaptarem ao modelo de escola inclusiva. O presente trabalho visa refletir sobre o ensino-aprendizagem deste público e propor pensar em uma escola onde o ensino e a aprendizagem sejam abertos às diferenças. A metodologia se deu por meio de uma pesquisa bibliográfica de base teórica em Scotto (2018), Carvalho (2003), Mantoan (2003), Rocha (2020) dentre outros, posto que discutem a questão da inclusão e de escola como um lugar de diversidade e de muitos avanços que se fazem necessários. Ainda não há resultados, pois, é uma pesquisa em andamento.

     

  • Palavras-chave
  • educação, ensino, inclusão.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LETRAS
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br