Dentre as hortaliças produzidas no Brasil, a tomaticultura é um dos cultivos considerado de maior importância. A escassez de cultivares com genótipos adaptados as condições de elevada temperatura e alta precipitação, tem sido o motivo de baixos valores de produtividade da Região Norte. Objetivou-se com este trabalho avaliar o índice de clorofila e produtividade de cultivares de tomate cereja e suas respostas as condições de altas temperaturas, sob ambiente protegido. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia – Campus Paragominas. Utilizou se o delineamento experimental em blocos casualisados com três cultivares de tomate, yashi, yubi e carolina, com seis repetições, no qual 6 plantas foram avaliadas. Os dados obtidos foram submetidos á análise de variância, e as médias comparadas pelo teste de Tukey a 5% de probabilidade. Foram avaliadas as características área foliar, largura foliar, comprimento foliar, fator de proporção, IAF, altura de planta, °brix, diâmetro, número e peso dos frutos, produtividade, e índices de clorofila a, b e total. As cultivares Carolina, Yubi e Yashi não apresentaram diferenças no índice de clorofila. Com relação a produtividade a cultivar que se mostrou mais eficiente ao analisar, diâmetro do fruto, número de frutos, peso dos frutos e produtividade, foi a Yashi, seguida da cultivar Yubi garantindo assim uma maior produção, o que favorece o seu cultivo, visto que os produtores buscam por um material que garanta a maior produtividade e consequentemente maior rentabilidade.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: