Este resumo descreve atividades de pesquisa em andamento no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Tecnológico e Inovação (PIBITI), na UFRA/Capitão Poço, cujo tema do projeto central é “A Parceria Público-Privada na Educação e o Campo de atuação para o discente do Curso de Licenciatura em Computação”. A pesquisa, no âmbito do subprojeto, tem como objetivo construir um aplicativo que sirva como ferramenta de apoio no ensino-aprendizagem de professores e alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA), promovendo recurso pedagógico em sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE). Essa ferramenta será desenvolvida apoiada na metodologia (ABA) - Análise Aplicada do Comportamento, que segundo Mello (2001), é um tratamento comportamental indutivo, tem por objetivo ensinar a criança habilidades, por etapas, que ela não possui. Cada habilidade é ensinada, em geral, em plano individual, de maneira associada a uma indicação ou instrução. A pesquisa iniciou-se realizando levantamentos bibliográficos sobre a temática para compreender suas definições, conceitos, metodologias de ensino, para o desenvolvimento do aplicativo somou-se a disciplina Desenvolvimento para dispositivos móveis e Laboratório para a produção e avaliação de software. Foram levantados os requisitos, entre as técnicas de Elicitação foram usadas Brainstorm e Observação, a Prototipação será a Evolutiva, que tem objetivo construir um protótipo de maneira estruturada e refiná-lo constantemente. A razão para esta abordagem é que o protótipo evolutivo, quando construído, forma o coração do novo sistema, e as melhorias e outros requisitos serão então construídos. O aplicativo está sendo desenvolvimento pela ferramenta Android Studio, na linguagem Java, Sistema Operacional Android, sendo desenvolvido com base na API 30 Android 11. Uma das atividades que o aplicativo oferece é o Jogo da Maçã, que ensina sequência matemática dos números de 0 a 9 indicado para crianças na faixa etária de 6 a 8 anos de idade. O objetivo do jogo é que o usuário clique nas maças, que estarão numeradas desordenadamente, em ordem crescente clica nos números e aparecerá as maças em um cesto, completando a sequência matemática com êxito, aparecerá uma mensagem “Parabéns”, se o usuário não clicar em ordem crescente, aparecerá uma mensagem” tente novamente”, o jogo será finalizado quando o usuário obtiver êxito na regra do jogo. O próximo jogo a ser desenvolvido será o Jogo Sentimentos, pois na área social o Autista tem dificuldade de relacionamento. É possível destacar algumas características relacionada a essa área como: não se relacionar com contato visual, expressões faciais, relação com os pares, primar pela rotina, sendo que a criança Autista pode tanto isolar-se como também interagir de forma estranha aos padrões habituais. Baseada neste contexto, o Jogo sentimentos terá como objetivo a identificação de sentimentos expressados por figuras faciais onde elas demostram tais sentimentos como tristeza, alegria, preocupação, raiva, ira, feliz, sério, fazendo a criança identificá-las. Assim, acredito que o aplicativo contribuirá para o ensino-aprendizagem deste público, levando em consideração outras pesquisas que destaca o uso de computadores como ferramenta de ensino que se mostraram relevantes e importantes no desenvolvimento e no aprendizado de crianças Autistas.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
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