AS CONTRIBUIÇÕES DAS VIDEOSAULAS DURANTE AS APLICAÇÕES DE ATIVIDADES REMOTAS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO PROFESSOR RESIDENTE DO PROGRAMA RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA NUMA ESCOLA PÚBLICA EM CAPANEMA-PA.

  • Autor
  • Lucas Eduardo de Sousa Oliveira
  • Co-autores
  • Tainam Amorim Santana
  • Resumo
  • De acordo com Santos et al. (2020), o Programa Residência Pedagógica (PRP) possibilita ao aluno/residente diversas contribuições para sua formação inicial e a construção do perfil profissional docente. Diante disso, com o atual cenário pandêmico na qual a educação se encontra inserida, os meios provedores desse programa foram bruscamente readaptados do meio presencial para o remoto. O presente trabalho, objetivou relatar as contribuições positivas das videoaulas de Ciências durante as resoluções de atividades propostas para os alunos no período do ensino remoto. As videoaulas aplicadas junto com as atividades remotas propostas foram voltadas para a turma do 8ª¹ do ensino fundamental, turno vespertino, realizada em todo o 2.º bimestre escolar de 2021, durante o período de regência do 2.º modulo do PRP, numa escola pública do município de Capanema-PA. Durante 2.º modulo do PRP a regência das aulas prosseguiram de forma remota para a turma do 8ª¹ do ensino fundamental através de atividades propostas para os alunos, sendo elas compostas por texto de apoio e questões avaliativas, entretanto o índice de retorno e acerto das questões eram baixos. Assim, foi necessário incrementar novos recursos didáticos para as aulas, como a elaboração de forma conjunta aos residentes e preceptores de um canal no Youtube voltado para a postagem de videoaulas referentes aos conteúdos de Ciências e Biologia, onde elas auxiliaram os alunos a compreenderem os assuntos escolares, ajudando significativamente na resolução das atividades propostas. Sendo assim, o processo de incrementarão de videoaulas nas atividades, além de ter sido inovador alcançou um maior índice de acertos e retornos das atividades propostas para os alunos. Durante todo o 2.º bimestre os alunos obtiveram notas melhores a partir da inclusão das videoaulas gravadas e disponibilizadas na plataforma Youtube. A presente pesquisa, no seu teor metodológico, se enquadra na abordagem qualitativa, tendo como método de coleta de dados a observação participante, no qual os dados coletados foram obtidos através de anotações feitas em um diário de campo. No diário de campo foi descrito todas as impressões vivenciadas durante as observações feitas a partir das aulas e atividades aplicadas para os alunos do 8ª¹ do ensino fundamental e seus desenvolvimentos durante todo o período remoto do 2.º bimestre escolar. Foi possível inferir como resultado, que as videoaulas tem uma grande importância para a compreensão de determinados assuntos e atividades de Ciências e Biologia propostas durante o ensino remoto. Com isso podemos concluir que as videoaulas se mostraram fundamental e essencial para maior êxito na resolução de atividades, sendo elas um recurso didático que além de ampliar a gama de conhecimentos dos alunos também se torna um meio facilitador para o processo de ensino e aprendizado dos educandos. 

  • Palavras-chave
  • Ensino remoto, residência pedagógica, videoaula.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br