A cicatrização de feridas é um complexo processo que tem como finalidade restabelecer a integridade funcional da pele, o qual envolve a proliferação, formação e remodelação de um novo tecido cicatricial. Nesse contexto, o óleo de girassol (ácido linoleico) por sua ação bactericida e interferência positiva nas diversas fases da cicatrização, agilizando o processo. Apesar dos avanços das últimas décadas em pesquisas e na indústria farmacêutica veterinária, o tratamento de feridas de animais de produção ainda carece de produtos para tratamentos específicos a cada tipo de lesão e espécie animal, além de protocolos adequados as condições de uso a campo. Nesse sentido o objetivo do trabalho é apresentar um relato de caso de tratamento bem-sucedido com curativo a base de óleo de girassol em um bovino macho da raça Sindi de aproximadamente 2 anos e 150kg de peso vivo.
Notou-se durante o manejo diário o animal com uma ferida lácero-contusa no terço médio do metatarso, a qual sangrava abundantemente e apresentava odor característico de miíase. Devido a grande sensibilidade dolorosa do animal, foi necessário fazer um bloqueio local com 10mL de cloridrato de lidocaína 2% (Lidojet 2%) para poder proceder a limpeza da ferida, na qual foi retirada grande quantidade de larvas em diferentes estágios de desenvolvimento (L1, L2 e L3) com o auxílio da pinça anatômica. Após o desbridamento, pode-se observar a profundidade real da ferida e a exposição do tendão do músculo extensor lateral dos dedos; em função da profundidade não foi possível realizar a retirada completa de todas as larva, portanto optou-se por um novo desbridamento com gaze e solução de água e sabão para a retirada do excesso de sangue e sujidades restantes, seguida pela antissepsia com iodopovidona a 2%.
Finalizada a etapa de limpeza, foi utilizada como cobertura primária o óleo de girassol (Dersani-Loção oleosa) e como cobertura secundária uma compressa cirúrgica para acolchoamento da ferida, sendo fixada com esparadrapo e hipermeabilizada a fim de compor um curativo úmido-seco oclusivo para a potencialização da atividade fibroblástica das células epiteliais. A troca do curativo foi realizada a cada 2 dias por 7 dias, seguidos de limpeza com solução fisiológica e cobertura primária com o óleo diária sem uso da cobertura de compressa até a cicatrização completa; além disso foram utilizados 3mL doramectina (Dectomax) via SC, 6,5mL de flunixina meglumina via IM e 5mL de uma associação de penicilina, estreptomicina e diclofenaco de sódio (Bravecilin Forte) via IM.
Ao fim do protocolo proposto, a ferida apresentou excelente formação de tecido de granulação saudável e epitelização da região sem sinais de infecção até o fim da cicatrização; de modo que o óleo de girassol mostrou-se uma alternativa viável para o tratamento de feridas de bovinos a campo, provavelmente atuando na modulação e aceleração do processo cicatricial desses animais.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: