A precipitação pluviométrica representa a entrada de água nos ecossistemas naturais a partir da chuva, influenciando em variáveis meteorológicas como, temperatura, umidade relativa do ar, nebulosidade e incidência da radiação solar. A ferramenta utilizada para monitorar as condições climáticas de determinado local é a estação meteorológica, que permite mensurar variáveis como temperatura, umidade relativa do ar, velocidade e direção do vento, precipitação e evaporação. Estas informações podem ser consideradas em áreas experimentais, conferindo maior precisão aos estudos desenvolvidos, especialmente as pesquisas de produção agrícola. O objetivo deste trabalho foi caracterizar a precipitação pluviométrica no microclima do campus sede da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), localizada em Belém, Pará. Os dados foram coletados usando uma estação meteorológica convencional (-1.454797°, -48.435282°, 11 m), instalada em 07/05/2018. Os dados foram referentes aos anos de 2019 e 2020, coletados diariamente às 9:00 horas. O instrumento utilizado para obtenção da precipitação pluviométrica foi o Pluviômetro Ville de Paris. Em 2019 a precipitação anual foi de 3.373,94 mm, o período mais chuvoso foi concentrado de janeiro a abril e em dezembro, especialmente em março, com 553,00 mm, enquanto o período menos chuvoso foi entre julho e novembro, com menor precipitação em setembro, com 109,50 mm. Em 2020, a precipitação anual foi de 3.489,82 mm, com período mais chuvoso de fevereiro a maio e em novembro, com destaque para março, com 610,25 mm, enquanto o período menos chuvoso foi entre junho e setembro, sendo agosto o mês de menor precipitação, com 30,35 mm. Portanto, a precipitação pluviométrica total anual na área de estudo é maior que 3.000 mm, mal distribuída durante os meses do ano, e concentrada em janeiro, fevereiro, março, abril, maio, novembro e dezembro, que representam aproximadamente 64,49% da precipitação total. Essas informações são de grande relevância para os estudos que são realizados dentro do campus, as quais são correlacionados com a pesquisa e extensão, sendo base de informação utilizada desde a correlação com a fisiologia vegetal de diferentes experimentações, como para tomada de decisão, como na escolha do melhor período para plantio e colheita.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: