RELATO DE CASO: COMPACTAÇÃO PELA SOBRECARGA RUMINO-OMASAL EM BOVINO DA RAÇA SINDI

  • Autor
  • Camilla Giovanna Peixoto Vieira
  • Co-autores
  • Vitória Fonseca Rodrigues , Luyd Otávio Amaral de Carvalho , Rafaela Pedreira de Albuquerque Neves Souza , Renzo Brito Lobato , Sebastião Tavares Rolim Filho
  • Resumo
  • A compactação pró-ventricular é uma indigestão aguda causada pela ingestão de forrageiras de baixa qualidade (proteína de baixa digestibilidade, baixo nível energético  e rica em lignina) e é uma enfermidade de pouca frequência na clínica de bovinos. O acúmulo desses conteúdos indigeríveis nos pré-estômagos dos ruminantes pode levar à formação de fitobezoares, ocasionando problemas de indigestões e obstrução intestinal. Neste trabalho, objetivou-se relatar um caso de compactação rumino-omasal em bovino, macho, de 2 anos, raça sindi, 150Kg, criado em sistema semi-extensivo atendido no Setor de Reprodução Animal - Ispa/Ufra. Durante o exame físico, notou-se grau de caquexia elevado (ECC=1), inanição, decúbito lateral prolongado, edema de membro torácico, escaras de decúbito, inapetência, mucosas hipocoradas, FC= 68bpm, TR= 38,5°C, FR= 28mpm, hipomotilidade ruminal e durante a palpação externa da fossa paralombar o rúmen apresentou sinais de compactação. Como procedimento de suporte foi realizado hidratação enteral por sonda ororuminal, SEProp: NaCl 8g, KCl 0,5g, CaCl2 0,5g, propilenoglicol 15mL em 1.000mL de água com o animal em decúbito esternal. Passadas 24h, o animal não apresentou evolução no quadro e foi realizada a hidratação com soro glicosado e solução de ringer com lactato via intravenosa; administração de glicerol, vitamina B12 e cobalzan via oral, além de colocar o animal em um suporte para que tentasse ficar em estação e massagem com DM gel nos membros torácicos; em 24h o animal não estava se alimentando, apresentou atonia ruminal e apresentava pouco apoio nos membros torácicos, repetiu-se então o tratamento com hidratação intravenosa, o tratamento via oral e massagem com DM gel nos membros torácicos. Em 12h, além de apresentar insensibilidade de membros torácicos, não tinha apoio, apresentou respiração abdominal, conteúdo seroso nas narinas e teve que ser eutanasiado. Durante a necropsia foi confirmada a extensa compactação com grande quantidade de fibras vegetais obstruindo o lúmen dos pré-estômagos, rúmen e omaso, impossibilitando o curso da ingesta. O animal foi submetido ao tratamento eletivo em casos de compactação dos pro-ventrículos, mas não apresentou bom prognóstico devido ao elevado grau de caquexia e distúrbios metabólicos devido problemas nutricionais que foi um fator concomitante para o não-êxito do tratamento. Portanto, conclui-se que a eutanásia foi necessária em função do elevado grau de obstrução do rúmen e omaso associado a caquexia e a lesão do nervo radial, fazendo com que o quadro se agravasse e tornando difícil a sua reversão. Desse modo, demonstra que a avaliação clínica do rebanho deve ser realizada, para que casos como esses possam ser evitados ou diagnosticados precocemente e ratifica também a importância da manutenção da dieta de bovídeos com a substituição de forragens de baixa qualidade por forragens que atendam às necessidades nutricionais dos animais.

  • Palavras-chave
  • compactação, indigestão, pré-estômagos.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br