EFICIÊNCIA DO CAROÇO DE AÇAÍ COMO ADITIVO SEQUESTRANTE DE UMIDADE NA ENSILAGEM DE CAPIM MONBAÇA: ASPECTOS FÍSICOS E CAPACIDADE RETENÇÃO DE UMIDADE

  • Autor
  • João Vytor Lira Vieira
  • Resumo
  • Este trabalho teve como objetivo avaliar o potencial do caroço de açaí como adjetivo sequestrante de umidade na silagem de capim Mombaça e verificar sua eficiência na nutrição animal, avaliando os aspectos físicos e a capacidade de retenção de umidade de silagens de capim Mombaça aditivada com caroço de açaí para determinar o seu potencial de uso na alimentação de ruminantes. Foram confeccionados 50 mini-silos de Panicum maximum cv. Mombaça, adicionados de caroço de açaí nas proporções de 0, 50, 100, 150 e 200 g.kg-1 com base na matéria natural, constituindo 5 tratamentos. A forragem utilizada para produção de silagem foi coletada em piquetes com sistema de irrigação e coletados na altura de 90 cm. Os caroços de açaí foram obtidos diretamente dos pontos de extração e venda de polpa localizados no município de Parauapebas. As perdas por gases foram calculadas como segue: PG = [MVf x MSf] – [(PSCa – PSVf) x MSa] x 1000 [MVf x MSf] em que: PG = Perdas por gases em g/kg de MS; MVf = Massa verde no fechamento (g); PSVf = Peso do silo vazio no fechamento (cano+tampa+brita+tecido) (g); MSf = Teor de MS da forragem no fechamento (%); PSCa = Peso do silo cheio na abertura (g); MSa = Teor de MS da forragem na abertura (%). O cálculo para verificar as perdas por efluentes foi realizado como segue: PE = (PSVa – PSVf) x 1000 (MVf). Os resultados foram avaliados por análise de regressão, aos níveis lineares e quadráticos através do software SAS (Statistical Analysis System) adotando-se nível de 5% de probabilidade para o erro tipo I. Observou-se diminuição linear (P<0,05) para perdas por gases e perdas por efluente a medida em que aumentou a inclusão de caroço de açaí na silagem. A recuperação de matéria seca aumentou (P<0,05), de acordo com os níveis de inclusão de caroço de açaí. Com base nos dados levantados observou-se que o caroço de açaí tem a capacidade de reter a umidade de silagens de capim Mombaça, e consequentemente tem potencial para ser utilizada na alimentação de ruminantes. Observou-se que a retenção de umidade aumenta conforme aumenta-se a quantidade de caroço de açaí incluída na silagem, recomenda-se níveis de inclusão de até 200 g/kg de MN de caroço de açaí.

  • Palavras-chave
  • Caroço de açaí, Sequestrante de humidade, Capim Mombaça.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • ZOOTECNIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br