MONITORIA DE LITERATURA NO ENSINO MÉDIO: PRÁTICA DOCENTE DO CURSO DE LICENCIATURA EM LETRAS LÍNGUA PORTUGUESA

  • Autor
  • Daniele Rodrigues Veloso
  • Co-autores
  • Ingridy Luiza Nahun Veloso , Allan Maia de Souza , Charlly Roberto Correa Lebrego , Ana Cleide Vieira Gomes Guimbal de Aquino
  • Resumo
  •  

    A transição do ensino fundamental para o ensino médio é uma fase escolar que requer
    atenção por parte dos gestores, da comunidade escolar e dos familiares dos alunos. A
    mudança não só em relação aos conteúdos, mas à dinâmica imposta por essa nova etapa
    acadêmica faz com que ocorra grande evasão na primeira série do ensino médio,
    conforme atesta o Censo escolar de 2020 (BRASIL, 2021). Diante dessa problemática, o
    presente trabalho tem por objetivo desenvolver ações de monitoria com alunos do Curso
    de Letras Língua Portuguesa, para atuação com alunos do 1º ano do Ensino Médio
    como forma de potencializar o aprendizado de literatura e produção textual por meio de
    estratégias que favoreçam e fomentem o engajamento e a autonomia dos discentes. A
    metodologia utilizada para esse estudo é a pesquisa-ação, que de acordo com Thiollent
    (2008) e Barbier (2007) busca a resolução de uma problemática de forma participativa e
    cooperativa. As atividades desenvolvidas pelos acadêmicos voluntários do curso de
    Letras Língua Portuguesa da UFRA/Belém envolverão rodas de conversa e oficinas
    literárias e de produção de texto em formato remoto e uso de recursos tecnológicos o
    que facilitará a interação com os monitores. Espera-se com o isso que essas ações
    promovam a troca de conhecimento e possivelmente um ganho significativo quanto às
    habilidades de produção de texto (oral e escrito) e de conhecimento da literatura, o que
    ajudará à permanência dos alunos na escola, também ao desenvolvimento de habilidades
    por parte dos acadêmicos e futuros professores.

     

  • Palavras-chave
  • monitoria de língua portuguesa; ensino médio; prática pedagógica.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • LETRAS
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

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