AVALIAÇÃO DO EFEITO DA PATA DE VACA (Bauhinia forficata) UTILIZANDO ALLIUM CEPA COMO BIOINDICADOR

  • Autor
  • Willian Pastana Carvalho
  • Co-autores
  • Naelma Gonçalves Kimura , Milena Araújo Santos , Francisca Adriana Moura de Lima , Karina Motta Melo Lima
  • Resumo
  • Plantas são ricas em compostos produzidos a partir do seu metabolismo, entre os quais se destacam os alcaloides, terpenos e compostos fenólicos. Todos eles possuem interesse para uso humano por apresentarem propriedades que podem ser úteis na cura e prevenção de doenças. Porém, qualquer produto que venha a ser utilizado pela população requer uma avaliação prévia dos efeitos adversos, bem como a determinação das doses adequadas de uso. Assim, este trabalho tem como objetivo avaliar o efeito da pata de vaca (Bauhinia Forficata), uma planta usada na medicina popular, utilizando Allium cepa como bioindicador. O material utilizado no presente estudo foi coletado no município de Tomé-Açu-PA. O preparo do chá de pata de vaca foi feito por decocção. Foram testadas cinco concentrações: C1: 50 mg/mL, C2: 25 mg/mL, C3: 12,5 mg/mL, C4: 6,25 mg/mL, C5: 3,125 mg/mL. Como controle negativo utilizou-se água mineral. Após o período de experimentação observamos que nos primeiros dias (24 e 48 horas) não ocorreu a germinação de nenhuma das sementes de A. Cepa. Apenas após 72 horas a germinação ocorreu, onde foi possível observar que houve uma redução significativa em seu crescimento em todas as concentrações quando comparado com o grupo controle negativo. Os dados, até então, confirmam o achado de que o chá da pata de vaca interfere no desenvolvimento das raízes de A. cepa. Espera-se através de análises microscópicas futuras compreender se o efeito causado está relacionado com alterações celulares e cromossômicas.

     

  • Palavras-chave
  • Bauhinia Forficata; Genotoxicidade; Segurabilidade.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • BIOLOGIA GERAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br