SÍNDROME DO CÃO NADADOR EM Oryctolagus cuniculus (Coelho doméstico) ATENDIDO NO CENTRO DE TRIAGEM E REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SELVAGENS – CETRAS/UFRA.

  • Autor
  • Gabrielly Uchôa Gonçalves
  • Co-autores
  • Bianca Barbosa , Cecilia Casemiro do Carmo , Karoline Petrini Pinheiro da Cruz , Beatriz Souza Santos , Ana Silvia Sardinha Ribeiro
  • Resumo
  •  

    A síndrome do cão nadador (SCN), splay leg ou denominada também de hipoplasia miofibrilar é uma enfermidade de etiologia idiopática, que pode acometer os membros anteriores, posteriores ou todos os membros de animais jovens no período que os mesmos começam a apresentar maior atividade motora. O diagnóstico pode ser feito nas primeiras semanas de vida do animal, observando-se seus hábitos de marcha e postura. Não há um protocolo específico a se seguir para o tratamento, devendo a terapia fisiomotora ser orientada para o déficit de cada indivíduo. Um animal da espécie Oryctolagus cuniculus, do sexo masculino, oriundo do setor de Cunicultura da Universidade Federal Rural da Amazônia, foi levado para atendimento no CETRAS - UFRA no dia 10/11/2020, pesando 330 gramas, com aproximadamente 15 dias de vida, tendo como queixa principal marcha e postura prejudicadas, onde seus membros anteriores e posteriores se apresentavam totalmente extendidos, sinal observado na SCN. Em seu exame físico observou-se a presença de lesões hiperêmicas por atrito em região peniana e membros anteriores, com exsudato purulento na primeira. A priori foi realizada a limpeza da região genital afetada com solução fisiológica e Vetaglós ®. Como prescrição para tratamento domiciliar, foi indicada a utilização de Tergenvet ® (SID/4 dias) para limpeza da região lesionada, e posteriormente aplicação de cetoprofeno gel e Vetaglós ® (SID/5 dias), Dipirona (12,5mg/Kg, TID/3 dias), Afectrim ® (15mg/Kg, BID/5 dias), e Yakult ® (0,5 mL/Kg 30 minutos antes ou após o antibiótico), e foi realizada a imobilização/bandagem, modelo 8, dos membros, com reavaliação a cada 15 dias, até o animal retornar à postura anatômica, após 45 dias.

     

  • Palavras-chave
  • Splay leg; hipoplasia miofibrilar
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br