DISTRIBUIÇÕES DAS VELOCIDADES E DIREÇÕES DOS VENTOS EM PLANTIO DE AÇAIZEIRO, CASTANHAL-PA

  • Autor
  • Denilson Barreto da Luz
  • Co-autores
  • Adrielle Carvalho Monteiro , Stefany Porcina Peniche Lisboa , João Vitor de Nóvoa Pinto , Hildo Giuseppe Garcia Caldas Nunes , Paulo Jorge de Oliveira Ponte de Souza
  • Resumo
  • O açaizeiro é uma planta tipicamente de regiões tropicais, nativa da região amazônica, tendo o estado do Pará como maior produtor do fruto, porém, mesmo com o elevado interesse em seus frutos, ainda há poucos estudos sobre a interação da cultura com a atmosfera. O vento é uma variável meteorológica caracterizada como resultante de um deslocamento horizontal de uma massa de ar advindo do processo de aquecimento de parcelas de ar pelo efeito da radiação. Apesar de ser um fator ambiental que influencia em diversos processos da planta, os estudos que analisam seus impactos em culturas agrícolas ainda são incipientes. O presente estudo teve objetivo avaliar as direções e velocidades dos ventos e seus efeitos em um plantio comercial de açaizeiro em dois níveis, no município de Castanhal- PA. Foram determinadas as direções (DV, °) e velocidades (VV, m s-¹) predominantes dos ventos em um plantio de 0,6 ha de açaizeiro (cv. BRS-Pará) disposto em monocultivo com manutenção de 3 perfilhos por touceira, com 8 anos de idade e espaçamento 4x4m, as avaliações ocorreram durante o ano de 2019. Os dados foram coletados por um anemômetro posicionado acima do dossel de plantio (17 metros) que estava acoplado a um datalogger CR1000 (Campbell scientific, Inc.) que realizava leituras a cada 10 segundos e armazenava as médias das variáveis meteorológicas a cada 20 minutos. Foi utilizado o software WR Plot, adequado a escala de Beaufort, para a geração gráfica das frequências de ocorrências dos ventos e das classes de velocidades. No primeiro semestre do ano houve maior ocorrência de ventos de até 0,5 m s-¹ (63,2%) vindos, em grande parte, do Leste (L), e no 2° semestre de ventos com velocidades entre 0,5 e 2,10 m s-¹ (50,6%) predominantes da direção Nordeste (NE). De acordo com a classificação de Beaufort, as velocidades de ventos registradas na área são consideradas baixas, predominando 51,8% de ventos calmos de escala 0 (até 0,5 m s-1), em sua maioria também vindos das direções Nordeste (NE) e Leste (L). Correlacionando os dados de DV e VV com as fenofases do açaizeiro que foram observadas durante o estudo, o mês de setembro apresentou as maiores médias de VV no período (variando entre 0,6 e 0,8 m s-¹) coincidindo com o estádio de frutificação madura, enquanto no mês de dezembro foram registrados 60,6% de valores de VV abaixo de 0,5 m s-¹, coincidindo com o estádio de pré floração.

  • Palavras-chave
  • Euterpe oleracea, Microclima, Amazônia
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • AGRONOMIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br