AVALIAÇÃO DO EFEITO DO CHÁ DA ERVA CIDREIRA (Melissa officinalis) SOBRE O CRESCIMENTO DE RAÍZES DE Allium cepa

  • Autor
  • Milena Araújo Santos
  • Co-autores
  • Francisca Adriana Moura de Lima , Naelma Gonçalves Kimura , Willian Pastana Carvalho , Karina Motta Melo Lima
  • Resumo
  • A utilização de plantas medicinais é realizada há séculos pela população humana para o alívio e/ou cura de sintomas. A erva-cidreira (Melissa officinalis) é uma planta medicinal pertencente à família Lamiaceae. Sua origem deriva da Europa e Ásia, sendo atualmente cultivada em vários outros países. As folhas da ervacidreira são utilizadas principalmente para o preparo de chás, possuindo funções sedativas, que induzem ao sono, possuem efeitos calmantes, são utilizadas no controle da ansiedade, regulação das funções gástricas e estomacais. Além disso, auxilia no sistema circulatório e cardíaco e também ajuda na regulação da pressão arterial. A literatura científica mostra inúmeros benefícios terapêuticos da planta. No entanto, qualquer substância que venha a ser consumida pela população necessita de estudos prévios visando o melhor aproveitamento deste recurso e eliminando possíveis efeitos adversos. Desta forma, o presente trabalho tem como principal objetivo a avaliação do efeito do chá da erva cidreira no crescimento de raízes de cebola (A. cepa). A coleta da planta para a realização da pesquisa foi realizada na Vila Forquilha, Tomé-Açu/PA. As folhas foram coletadas e em seguida o chá da erva-cidreira foi feito pela forma de decocção. Esta solução líquida foi então utilizada em diferentes concentrações no tratamento das raízes de A. cepa (C1-280 mg/mL, C2-140 mg/mL, C3-70 mg/mL, C4-35 mg/mL, C5- 17,5 mg/mL), com o intuito de observar as reações expressas e possíveis danos nas raízes em um tempo máximo de 72 horas de exposição. Os resultados mostraram que apenas a maior concentração testada (C1-280 mg/mL) prejudicou o crescimento das raízes a partir de 48 horas após a exposição ao chá. Por outro lado, já a partir de 24 horas observou-se uma mudança na coloração das raízes: houve um escurecimento da zona meristemática à medida que se aumentou as concentrações de exposição. Portanto, concluímos que o chá da erva-cidreira em concentração excessiva limita o crescimento das raízes da cebola. Este trabalho faz parte de um estudo em andamento que abrange a avaliação celular e cromossômica das células de A. cepa. Acreditamos que estas análises complementares ajudarão a compreender os efeitos observados sobre o crescimento das raízes, bem como ajudarão na determinação das doses adequadas de uso do chá da erva cidreira visando o bom aproveitamento de seus recursos terapêuticos e eliminação dos possíveis efeitos adversos. 

  • Palavras-chave
  • Erva-cidreira, Melissa officinalis, Planta medicinal
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • BIOLOGIA GERAL
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br