As plantas daninhas são espécies indesejadas para a atividade agropecuária, pois competem com a cultura principal, diminuem a produção, hospedam pragas e patógenos e podem intoxicar os animais. O controle químico é um dos métodos de controle mais utilizado na agricultura, sendo o glyphosate um herbicida de ampla utilização mundial, contudo, para a melhor eficiência na aplicação dos herbicidas nas folhas, utilizam-se adjuvantes que alteram as características físico-químicas da calda. Para o uso desses compostos, é necessário o conhecimento das características morfológicas das folhas, através de análises como a medição do ângulo de contato da gota no limbo foliar. Sida rhombifolia L., popularmente conhecida como guanxuma, mata-pasto ou vassourinha, é uma espécie nativa de ampla ocorrência no Brasil. É considerada infestante em diversas culturas, principalmente em pastagens e áreas desocupadas, sendo um empecilho para a colheita mecânica por possuir caules lignificados e resistentes e ser tóxica a animais de pastejo. Objetivou-se com este trabalho analisar a utilização de um fertilizante mineral misto na diminuição do ângulo de contato de gotas de glyphosate no limbo foliar de Sida rhombifolia L. O experimento foi realizado na Universidade Federal Rural da Amazônia, campus Belém. Folhas de diferentes plantas da espécie Sida rhombifolia foram coletadas em diferentes locais do Campus e acondicionadas em frascos plásticos contendo água a temperatura ambiente. As plantas foram submetidas a aplicação dos tratamentos, considerando cada folha uma repetição e um número de 10 folhas por tratamento. Os tratamentos consistiram nas concentrações de 0; 0,25; 0,5; 0,75 e 1 L ha-1 de Potensil, um fertilizante mineral misto (3% de N e 10% de P2O5), em um volume de calda teórico de 200 L/ha com uma dose de 4 L ha-1 da formulação comercial de glyphosate Roundup Original®. As folhas foram postas com a face adaxial para cima sobre uma superfície lisa e seus bordos foram fixados para sua maior abertura. No centro da superfície da folha foi depositado, com o auxílio de uma micropipeta, uma gota com volume de 10 ?L dos respectivos tratamentos. Após a deposição da gota, realizou-se uma fotografia digital frontal com uma lente Macro e posteriormente a imagem foi tratada e o ângulo da gota calculado com o auxílio do software MB-Ruler, considerando para aferição o ângulo formado da base da gota até a metade do centro de curvatura da mesma. Os dados foram tabelados e submetidos à análise de regressão pelo software Statistica. Observa-se um comportamento de redução do ângulo de contato da gota com o incremento de até 0,73 L ha-1 de Potensil a calda com leve aumento no ângulo de contato com doses superiores. Plantas de S. rhombifolia apresentam comportamento de serem hidrofóbicas, devido a ocorrência pilosidade que diminui a aderência da gota. Potensil diminui o ângulo de contato da gota com o limbo foliar de Sida rhombifolia L. até a dose de 0,75 L ha-1.
Link do Vídeo: https://youtu.be/jej3bPuqWpA
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: