IMPORTÂNCIA DO PROJETO TEA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA REDE MUNICIPAL DO ESTADO DO PARÁ

  • Autor
  • Alessandra de Sousa Gonçalves
  • Co-autores
  • Swany Furtado Vinagre , Lucas Daniel Noronha Ferreira , Flávia Luciana Guimarães Marçal Pantoja de Araújo
  • Resumo
  • discussão que está relacionada à formação continuada é um fator primordial para os professores quando analisada pelo viés da contribuição significativa que se agrega, principalmente quando se trata de capacitações inclusivas voltadas para o autismo. Esse ensejo se enquadra em óticas perceptíveis de formação docente a qual reflete a importância de se ater aos profissionais de educação - os quais precisam de instrumentalização adequada para o ensino e aprendizagem de atribuições e as especificidades de cada aluno. Diante desse quadro e da escassez de estudos sobre o autismo, o curso de aperfeiçoamento denominado Projeto TEA: Inclusão, Desenvolvimento e Autismo na Amazônia vinculado à Universidade Federal Rural da Amazônia, surge como uma nova ferramenta para suprir a necessidade de capacitar profissionais da área da gestão pública além do pioneirismo de abordagens tão necessárias, sobretudo na condução de recursos em sala de aula. Salienta-se que o uso das capacitações trarão ganho aos educadores os quais terão bases sólidas para trabalhar com as diversidades. A partir disso, o presente trabalho tem como objetivo analisar quão importante se reflete o curso do Projeto TEA, o qual busca coligar a formação inclusiva e continuada principalmente de professores da rede pública do 1º ao 5º ano de sete municípios do Estado Pará, sendo estes: Acará, Ananindeua, Belém, Bragança, Castanhal, Concórdia do Pará e Marabá. As bases teóricas perpassam sobre a compreensão do fomento de políticas públicas com caráter descritivo-exploratório, além de abordagem qualitativa se utilizará de questionário semiestruturado, construído na plataforma Google Formulários para a coleta dos dados com perguntas fechadas de múltipla escolha, possibilitando a compreensão de a relevância do curso para o atendimento da pessoa com autismo com estimativa de 300 participantes. Portanto, busca-se - dessa forma, visualizar por meio de dados significativos de como o curso possibilita garantia direitos às pessoas com autismo e seus familiares, mudança na construção das práticas sociais e educativas de cada professor como verdadeira face da importância do Projeto TEA na formação docente.

  • Palavras-chave
  • Políticas Públicas; Formação continuada; Autismo
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • EDUCAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

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