PRÁTICAS DE MANEJO EM CATIVEIRO, MONITORAMENTO DA SANIDADE E EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

  • Autor
  • Lucian Elan Aquino Corrêa
  • Co-autores
  • Jasminy Favacho da Silva , Cecilia Casemiro do Carmo , Ana Silvia Sardinha Ribeiro
  • Resumo
  •  

    O Centro de Triagem e Reabilitação de Animais Selvagens – CETRAS, é parte integrante do Hospital veterinário Prof. Mário Dias Teixeira – HOVET da Universidade Federal Rural da Amazônia – UFRA, onde ocorre o atendimento diário de animais oriundos da fauna brasileira, tanto os de vida livre quanto os criados como pet, além da fauna exótica, tornando-se o único setor da UFRA voltado para a temática e que oferece possibilidade de capacitação para os alunos da graduação e pós-graduação, justificado pelo aumento da necessidade de formação de profissionais na área de animais silvestres, do treinamento em técnicas de manejo, contenção e biosseguridade. O objetivo da ação de extensão foi o desenvolvimento das habilidades humanísticas que envolvem o atendimento de animais silvestres; a elaboração e divulgação de material informativo sobre fauna e meio ambiente nas redes sociais do setor de silvestres e para os tutores dos animais atendidos; capacitação da equipe técnica do setor e parceiros através de palestras e ações educativas sobre contenção e manejo de fauna sob cuidados humanos. Na execução, um dos pontos abordados, foram os conceitos de como se portar na hora do atendimento com o público externo, sendo esse de suma importância, pois é necessário um comportamento ético, paciência e profissionalismo para ouvir e registrar as informações dos tutores e transmitir segurança e clareza nas informações repassadas para os mesmos. Ao final dos procedimentos, os tutores foram instruídos com informações sobre cuidados com o seu pet, complementando por meio de folders com orientações sobre manejo nutricional e geral, preparado especificamente para cada espécie. Foi realizada a readaptação das atividades presenciais, sendo posto em prática atividades remotas, dentre elas as postagens na rede social do setor, dando destaque em um dos temas “Boas práticas de criação de psitacídeos”, no qual traz informações ao público em geral sobre os cuidados de manejo. Também foi elaborado o Manual de Treinamento, nele contém as informações necessárias para os discentes do setor seguirem e desenvolverem as atividades durante seu treinamento no CETRAS, e o mesmo, foi complementado com atividades de capacitações práticas para os novos treinandos, dentre elas “Técnica de abordagem e contenções”, “Confecções de matérias de falcoaria” e “Capacitação técnica em biosseguridade”. Sendo assim, essas ações resultam na redução dos riscos de acidentes durante o manuseio dos animais, além da capacitação para o atendimento adequado e a execução de boas práticas de manejo de animais sob cuidados humanos tanto pela equipe técnica quanto pelos tutores que receberam orientação.

     

  • Palavras-chave
  • cetras; atendimento; reabilitação.
  • Modalidade
  • Vídeos
  • Área Temática
  • MEDICINA VETERINÁRIA
Voltar Download

O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

Divisão de Programas Institucionais - DPI

A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.

e-mail:

dpi.proped@gmail.com

pibic@ufra.edu.br