A assistência técnica e a extensão rural são atividades fundamentais para o desenvolvimento de pequenas propriedades rurais, pois fornecem conhecimentos e métodos voltados para a realidade de cada propriedade rural. O fornecimento dessas informações para os produtores em áreas de assentamento rural pode promover a melhoria da qualidade do solo, produtividade das culturas e, consequentemente, a qualidade de vida das famílias que dependem diretamente das atividades agrícolas. Nesse sentido, o objetivo foi caracterizar a fertilidade do solo em uma propriedade rural da Cooperativa Mista dos Agricultores e Agroindústria do Pará (COMAAIP), localizada no município de Santa Bárbara do Pará. Para tanto, 10 subamostras foram coletadas para compor uma amostra composta, usando trado holandês de aço inoxidável. A amostra foi submetida à caracterização de pH em água, matéria orgânica, fósforo disponível (P), cálcio trocável (Ca2+), magnésio trocável (Mg2+) e acidez potencial (H+Al). O pH do solo foi igual a 4,02, indicando elevada acidez, o que é comum na maioria dos solos da região amazônica. O teor de matéria orgânica foi de 7,03%, valor considerado elevado. As concentrações de Ca2+ e Mg2+ foram, respectivamente, iguais a 0,29 e 0,32 cmolc dm-3, enquanto o P apresentou concentração de 7,86 mg dm-3, valores considerados abaixo do adequado de acordo com as recomendações da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Amazônia Oriental) para o estado do Pará. A acidez potencial apresentou concentração de 4,05 cmolc dm-3, valor considerado médio. Os resultados desse estudo foram utilizados para recomendar a necessidade de calagem e adubação da propriedade conforme as condições do produtor, oferecendo alternativas viáveis para a melhoria da qualidade do solo e aumento da produtividade.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: