Relato de experiência: um olhar de residente do programa Residência Pedagógica em tempos de Pandemia

  • Autor
  • Ana Maria Ramos de Araujo
  • Co-autores
  • Celia Maria Lima Mendes da Rocha , Carlos Jean Ferreira Quadros
  • Resumo
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    RESUMO:

    Este resumo visa descrever as experiências vivenciadas no Programa Residência Pedagógica (PRP) da UFRA- Campus Capitão Poço-Pará, os residentes são discentes do curso de Licenciatura em Computação, sendo oito bolsistas, dois voluntários, um docente Orientador e um docente Preceptor, iniciado em outubro de 2020. A escola parceira é a EEEFM Terezinha Bezerra Siqueira. As vivências desenvolvidas, aconteceram de maneira remota devido à defluência da pandemia global do COVID-19. O PRP utiliza-se das plataformas digitais Google Sala de aula, Google Meet e Whatsapp. Foi disponibilizado material e orientações para estudos, assuntos como Letramento digital, BNCC, Computação e o contexto das escolas, entre outros. Reuniões para apresentação do programa e as ações dos projetos realizados também se deram, ouvimos os relatos de alguns professores preceptores sobre suas experiências em sala de aula em tempo de pandemia. Nesses relatos podemos ver a realidade neste momento atípico como: A pressão que o professor sofre por parte da Secretária de Educação para entregar resultados e o cumprimento das horas-aulas, tendo ele condições tecnológicas ou não; A falta de recursos tecnológicos dos alunos, sem internet e sem computador; Professores necessitados de formação tecnológicas para aplicar aulas de forma remota, entre outras. Podemos compreender o quão é desafiador dar aula neste tempo pandêmico. A ambientação na escola campo e observação foi também realizada de forma remota, essa atividade deu-se a partir da mediação da preceptora com a escola, escolhida a série e a turma para o desenvolvimento das atividades na escola (1° ano do ensino Médio - Modalidade EJA) adentrou-se no Whatsapp no grupo da turma, vale ressaltar que o motivo da escolha desta ferramenta é a sua popularidade. Observou-se que os professores se apresentam a turma no seu dia de aula, disponibilizam o conteúdo, orientam os alunos a lerem, a responderem ao questionário, assinar uma lista de frequência e se tiverem alguma dúvida entrar em contato no Whatsapp privado do professor. Os maiores desafios encontrados ao longo da observação é o desinteresse pelas atividades, devido falta de motivação e a carência de recursos tecnológicos. Segundo dados da PNAD (IBGE, 2018), 17,3% dos domicílios brasileiros não têm acesso à internet, isso significa cerca de 15 milhões de lares. Em 79,1% das residências que têm acesso à rede, o celular é o equipamento mais utilizado, mas muitas famílias compartilham um único equipamento. Apesar dos obstáculos enfrentados, os resultados foram positivos, pois foi possível buscar novos recursos de ensino que normalmente não seriam utilizados nas aulas. Embora não tivesse tido contato direto com os alunos, a troca de experiências possibilitou um grande crescimento pessoal e profissional, permitindo refletir a importância e o papel do professor, sendo assim Oliveira (2014) afirma que uma sociedade está sempre em transformação, o professor coopera com seu conhecimento e sua experiência, fazendo crítico e criativo o seu aluno, ensinando e dialogando sempre, uma vez que os seres humanos aprendem interagindo com os outros. É o processo aprender a aprender.

    PALAVRAS-CHAVE: residência pedagógica; ensino remoto; observação.

     

  • Palavras-chave
  • residência pedagógica; ensino remoto; observação.
  • Modalidade
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  • EDUCAÇÃO
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O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.

Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.

Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.

Comissão Organizadora

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares

Comissão Científica

Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa

 

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