O lipoma se caracteriza por um tumor benigno de origem mesenquimal originada dos adipócitos ou células gordurosas subcutâneos de crescimento lento. Idade avançada, dietas de alto valor energético e obesidade são fatores predisponentes para o aparecimento dessas neoplasias. O diagnóstico geralmente é realizado através da anamnese, exame clínico e exames complementares (citologia). No CETRAS do Hospital Veterinário Mário Dias Teixeira, foi atendido um papagaio do mangue (Amazona amazônica), macho, 18 anos de idade, 0,404kg, que possuía uma dieta inadequada que consistia em arroz, feijão, macarrão, ovo frito, semente de girassol e pão com café. No atendimento, a tutora relatou um aumento na região inguinal e foi solicitado um exame de citologia, onde o resultado sugeriu lipoma. Posterior aos exames pré cirúrgicos de hemograma e bioquímica sanguínea, a ave foi encaminhado para cirurgia, o qual como procedimentos pré anestésicos foi submetido a um jejum sólido e hídrico de ± 14 horas. Como medicação pré-anestésica foram administrados butorfanol (2 mg/kg), cloridrato de dexmedetomidina (25 ?g/kg) e cetamina (30mg/kg) por via intramuscular. Conseguinte a esta etapa, o animal foi conduzido ao centro cirúrgico onde foi entubado com uma sonda endotraqueal de tamanho 2,5 e mantido em plano anestésico sob anestesia inalatória com isofluorano. Procedeu-se com bloqueio infiltrativo com cloridrato de lidocaína 1% (2mg/kg) na região incisional. Com estabilização anestésica deu-se início ao protocolo cirúrgico. Realizou-se a depenagem na região ventral pericloacal e em seguida a antissepsia no local da incisão, bem como em toda a região do tumor. Para tal procedimento utilizou-se gliconato de clorexidina 2% e digliconato de clorexidina 0,5%. Após a colocação do pano de campo foi realizada uma incisão elíptica ao redor de toda a extensão do nódulo. Posterior a isso, houve a divulsão do subcutâneo e ligamento dos pequenos vasos aparentes. Com a completa visualição da base tumoral, sucedeu-se a resseção do mesmo. Seguinte a excisão, a redução do espaço subcutâneo foi efetivada com fio absorvível Poliglactina 910, 3-0 em pontos simples separados, da mesma forma que a dermorrafia o qual utilizou-se nylon 4-0. Ademais, o animal manteve-se estável durante todo o procedimento cirúrgico. No trans anestésico foi administrado fentanil (0,02 mg/kg) para resgate analgésico, além de meloxicam (0,5mg/kg), dipirona (25mg/kg) e enrofloxacina (5mg/kg). Após a recuperação anestésica, o paciente teve alta com protocolo descrito acima utilizando as mesmas doses por 3, 3 e 5 dias respectivamente.
O objetivo do Evento é disseminar a visão holística das ações universitárias da Instituição nos seus diversos Campi, além de trazer uma mostra das discussões técnico-científica que vêm sendo trabalhada na nossa Universidade para toda sociedade paraense.
Nesta edição debateremos o tema “Ciência, Tecnologia e Inovação na Amazônia Pós-Pandemia”. A escolha do tema tem por finalidade proporcionar à comunidade acadêmica discussões sobre as possibilidades de desenvolvimento da Amazônia no âmbito da Ciência e Tecnologia no contexto pós-pandêmico.
Excepcionalmente o IV INTEGRA UFRA ocorrerá de forma virtual, respeitando as indicações de distanciamento social, em virtude da pandemia por COVID-19. Desta forma as apresentações dos resumos serão de forma assíncronas e palestras serão transmitidas ao vivo, por meio de sessões virtuais.
Comissão Organizadora
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Dimas Oliveira da Silva
Tatianne Feitosa Soares
Comissão Científica
Prof. Dr. Allan Klynger da Silva Lobato
Prof. Dr. Fabio Israel Martins Carvalho
Prof. Dr. Allan Douglas Bento da Costa
Divisão de Programas Institucionais - DPI
A DPI é responsável pela operacionalização e controle das atividades relacionadas aos programas institucionais de pesquisa, de iniciciação científica e/ou tecnológica, de desenvolvimento tecnológico e inovação da UFRA.
e-mail: